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Inside sales: como funciona e o que é preciso para implementar?

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Escrito por Reynaldo Garcia

As empresas necessitam obter bons resultados de maneira mais simples, rápida e eficiente. A concorrência acirrada e o alto nível de exigência do público-alvo obrigam as companhias a procurarem alternativas para o alcance das metas com menos custos. Esse contexto favorece a expansão do inside sales.

Em português, esse termo significa vendas internas. Em vez de a equipe de vendas se deslocar para ir ao encontro dos clientes, ela adota a tecnologia para entrar em contato com os consumidores de forma mais ágil.

Neste post, vamos apresentar uma definição sobre esse método de vendas, mostrar como ele funciona na prática e destacar as ações necessárias para implementá-lo. Confira!

O que é inside sales?

É um novo método de vendas que usa a habilidade dos vendedores internos e os recursos tecnológicos para promover uma maior interação com os consumidores. Os principais objetivos são melhorar o relacionamento com os clientes e otimizar o processo de aquisição de produtos e serviços.

Não basta apenas mostrar as vantagens de um produto para convencer o público-alvo. Hoje, é necessário educá-lo para comprovar que o investimento vai proporcionar benefícios concretos.

Como funciona essa estratégia?

Essa modalidade de vendas se caracteriza por trabalhar com as informações, inicialmente, de maneira didática para, depois, focar em concretizar o negócio. Por exemplo, o vendedor de uma empresa de software agenda uma reunião com o cliente por meio de uma videoconferência.

Antes de a reunião acontecer, são enviados materiais de cunho educativo que mostram como investir em sistemas é importante para as organizações melhorarem os processos, reduzirem gastos e aperfeiçoarem a relação com os stakeholders.

Dessa forma, o vendedor poderá, em princípio, mostrar as vantagens oferecidas pelo software de forma didática. Isso cria um ambiente mais favorável para desenvolver uma abordagem mais direcionada para a venda.

O que é preciso para implementar?

Você já sabe o que é inside sales e como ele funciona. Por isso, é importante saber como essa metodologia de vendas pode ser utilizada na sua empresa. Essa iniciativa pode ser concretizada por meio de várias ações.

Uma delas é diferenciar esse método de vendas das equipes de telemarketing. Essas têm um script bastante engessado e pouco poder de decisão sobre propostas que podem ser feitas pelos clientes. Além disso, priorizam fechar o negócio na primeira ligação. Já o inside sales trabalha com técnicas que criam uma relação de confiança com o cliente para tentar concretizar as vendas posteriormente.

Outra medida relevante para estabelecer essa metodologia é capacitar a equipe de vendas e definir os papéis dos membros. É importante que os colaboradores estejam habilitados para apresentar um conteúdo educativo e, no momento certo, apresentarem uma proposta bem formulada para fechar o negócio.

Além disso, os vendedores podem ser divididos em dois grupos. No primeiro, o foco é convencer o consumidor de que é necessário investir em alguma solução para resolver a demanda. No segundo, o objetivo é fazê-lo adquirir o produto ou serviço oferecido pela empresa.

É recomendado também que os vendedores internos sejam comissionados pelos resultados obtidos. Esse trabalho merece, sem dúvida, um tratamento diferenciado, porque pode gerar um aumento na receita e um engajamento maior dos clientes, o que é fundamental para a fidelização.

Por último, a companhia deve compreender como o inside sales pode ser útil para a estratégia comercial. É crucial que esse método de vendas seja introduzido aos poucos e funcione de maneira simultânea com o modelo tradicional. Isso vai fazer com que os empregados sejam mais receptivos à introdução de um novo formato das vendas.

Se você quer mais informações sobre como adotar o inside sales na sua empresa, assine, agora mesmo, a nossa newsletter. O conhecimento é imprescindível para superar novos desafios!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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