PABX

Instalação de Pabx conheça x recursos que esse processo traz para as empresas

Help desk, customer service, support hotline or call center concept. Close up of headset on laptop keyboard. Video call conference or telemarketing.
Escrito por Reynaldo Garcia

A instalação de um sistema de PABX, em inglês, Private Automatic Branch Exchange, ou Troca Automatizada de Ramais Privados, em tradução literal, para as empresas é uma estratégia que traz importantes recursos que otimizam os processos dos ambientes corporativos.

O principal recurso oferecido pelo sistema de PABX é a significativa melhora entre os múltiplos setores dentro de uma empresa: as comunicações entre as áreas internas se tornam mais rápidas eficientes, o que faz com que os resultados de produtividade e desempenho do empreendimento sejam ainda mais positivos.

Você conhece o PABX? Sabe das vantagens que a empresa obtém ao utilizá-lo? Nos tópicos a seguir, apresentaremos de maneira detalhada os recursos mais importantes que este sistema proporciona para o seu negócio. Acompanhe a leitura e confira.

Atendimento ao cliente otimizado

Por meio da otimização dos dados da empresa trazida pela implantação de um sistema PABX, os fluxos de comunicação se tornam muito mais organizados e eficientes. Dessa maneira, áreas como o atendimento ao cliente convertem-se em serviços que respondem às demandas dos consumidores de modo ágil e inteligente.

Quando um sistema PABX é instalado, é possível fazer uso da Unidade de Resposta Audível (URA), a qual é um recurso de gravações de robô personalizadas que direcionam os clientes que entram em contato com a empresa para os determinados canais, agilizando significativamente o fluxo de atendimento.

Diminuição de custos e melhora na produtividade

Um dos principais recursos positivos trazidos pela instalação de um sistema PABX é a redução dos custos por parte do setor administrativo da empresa, uma vez que os diferentes ramais de comunicação estarão integrados, o que ajuda a diminuir os gastos com contas de telefone da corporação.

Outro fator atrativo do sistema PABX é o seu baixo índice de manutenção: quando os gestores implementam um sistema deste tipo, são raras as ocasiões em que ele precisa de suporte e assistência técnica. Quando é necessário consertar algo, os custos de conserto, em geral, são mais baixos, o que também contribui para a diminuição de gastos da empresa.

Boa parte das configurações e eventuais ajustes necessários no PABX são realizados a partir de sua interface web, as quais são intuitivas e otimizadas, o que faz sua utilização ser ainda mais prática, do ponto de vista gerencial.

As chamadas telefônicas realizadas por meio do sistema PABX são mais econômicas, pois têm menores tarifas ou, em alguns casos, são gratuitas. Isso se dá pelo fato de as ligações acontecerem por meio da rede IP do cliente.

Mais uma vantagem proporcionada pela implantação do sistema PABX é o aumento nos índices de produtividade da empresa: com as comunicações unificadas entre as diversas áreas do ambiente corporativo, a tecnologia online do PABX faz as informações importantes serem repassadas com maior assertividade e rapidez a todos os colaboradores.

A mobilidade trazida pelo PABX faz com que o desempenho produtivo do empreendimento melhore, em virtude do fator da praticidade de poder acessar o sistema de qualquer lugar e momento. Isso facilita grandemente setores como o de TI, por exemplo, ou de suporte ao cliente, contact center, call center, televendas, telemarketing, entre vários outros.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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