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Melhores práticas para o recrutamento no call center

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Escrito por Reynaldo Garcia

A escolha de novos funcionários é um processo muito importante para qualquer empresa. Além de oferecer uma oportunidade de emprego, a organização mostra que está disposta a investir para conquistar um maior reconhecimento no mercado. Por isso, o recrutamento no call center deve ser feito com planejamento e inteligência.

A escolha equivocada de um colaborador pode causar impactos negativos para uma companhia, como queda na produtividade, perda de clientes, problemas de relacionamento na equipe, falta de foco nos objetivos do negócio e aumento no índice de rotatividade.

Neste post, vamos abordar práticas que contribuem para o recrutamento obter resultados positivos para as empresas. Confira!

Estabeleça parâmetros para o recrutamento

De que maneira será feito o recrutamento dos candidatos? É fundamental que a resposta seja bem elaborada para o processo ser executado da melhor maneira possível. Devem ser analisados diversos fatores, como:

  • estratégia da empresa;
  • etapas da seleção;
  • formas de divulgar a abertura das vagas;
  • perfil dos selecionados;
  • orçamento;
  • tempo que vai durar o processo seletivo.

Ao executar o recrutamento no call center com base nas melhores práticas, a organização terá mais possibilidades de atrair candidatos com boa qualificação.

Utilize materiais de apoio e consulta

É muito importante uma empresa mostrar claramente o que deseja dos novos empregados. Dessa forma, aumentam as possibilidades de atrair profissionais capacitados e que estarão envolvidos com os objetivos da organização.

Por isso, é bom disponibilizar um material de consulta para todos os interessados na vaga. O conteúdo pode estar em uma pasta digital com informações sobre as atividades executadas no trabalho e as competências necessárias para ser contratado.

O ideal é também disponibilizar dados sobre o histórico da empresa e os principais serviços realizados. A medida ajuda o candidato a avaliar se vale a pena ou não investir no processo seletivo.

Pratique as estratégias de atração

Após estabelecer a estratégia para atrair os futuros colaboradores, está na hora de colocá-la em prática. Essa ação pode envolver vários recursos como a internet (site corporativo, redes sociais e até o WhatsApp), os veículos tradicionais de comunicação e os próprios funcionários.

Por causa do networking, é comum muitos candidatos saberem da abertura de vagas por meio de colegas de profissão. Se o Recursos Humanos tiver um banco de talentos, o setor entrará em contato com profissionais que podem fazer parte da organização.

Aposte no LinkedIn para o recrutamento no call center

Com certeza, muitos profissionais têm um perfil no LinkedIn. Essa rede social prioriza estimular o networking, destacar oportunidades de emprego e divulgar iniciativas voltadas para a capacitação profissional.

É interessante que a organização publique periodicamente conteúdos no LinkedIn. A iniciativa é uma forma de engajar o público-alvo e contribui para que o processo seletivo atinja um maior número de pessoas.  

Valorize a transparência

A conjuntura atual exige que as organizações sejam transparentes com os stakeholders. Isso significa que as atividades devem ser divulgadas de maneira clara, objetiva e abrangente, quando não há dados confidenciais.

Algumas corporações optam por não informarem o nome em sites de emprego. Além disso, não divulgam dados importantes sobre a vaga (remuneração, benefícios etc.). Essa postura pode desestimular muitos candidatos que estão à procura de uma oportunidade de trabalho.

A transparência é considerada uma obrigação para as empresas construírem um bom relacionamento com o público-alvo. Trabalhar com foco nesse princípio é essencial para gerar bons resultados.

Faça uma pré-seleção eficiente

Antes de iniciar as entrevistas de um processo seletivo, é indicado avaliar o currículo dos candidatos. A atividade deve levar em consideração as capacitações realizadas, a experiência profissional e a conduta.

Hoje, diversas empresas acompanham o comportamento dos funcionários e de candidatos a uma vaga nas redes sociais. Nenhuma organização quer estar relacionada a pessoas que não têm uma postura adequada.

Inegavelmente, não é uma tarefa fácil escolher profissionais qualificados e envolvidos com os objetivos de uma companhia. É fundamental que esse processo seja feito com transparência e respeito com todos os participantes para atingir as metas estabelecidas.

Se você deseja ter mais informações sobre o recrutamento no call center, assine, agora mesmo, a nossa newsletter. Afinal, o conhecimento sempre ajuda a evoluir!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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