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Metas alcançáveis: saiba como defini-las

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Escrito por Reynaldo Garcia

Para saber como definir metas alcançáveis, é preciso primeiro compreender suas duas principais funções: criar um motor para atingir resultados lucrativos para a empresa e motivar os funcionários.

Além de suas funções, outro aspecto importante de um plano de metas é sua forma de concepção. Para este processo é preciso considerar o contexto em que a empresa está inserida, as ferramentas oferecidas para os funcionários atingi-las e também um equilíbrio entre valor investido para a criação do plano e o que ele trará de resultados.

Com todas estas considerações em mente, criar um plano de metas alcançáveis pode ser muito vantajoso para a empresa, e neste post daremos algumas dicas essenciais. Acompanhe:

Analise as ferramentas que a empresa oferece para que as metas sejam cumpridas

O princípio básico para que uma meta seja justa e alcançável é que os funcionários da empresa tenham as ferramentas necessárias para conquistá-la e que o contexto econômico em que a empresa esteja inserida também permita a sua execução.

Um call center de telefonia celular não pode estipular grandes metas de novos assinantes em determinada região do país se ela não tiver estrutura mínima de antenas, por exemplo. Além de investir tempo e dinheiro em um plano de metas com baixo poder de conversão, isso também desmotivará os vendedores.

Entenda o fator motivacional das metas alcançáveis

Ter funcionários motivados na melhoria constante de suas performances é a melhor maneira de aumentar os resultados da empresa. Além de fazer com que o profissional se sinta reconhecido por seus esforços, as metas alcançáveis também são o caminho para a redução do absenteísmo e turnover de um call center, por exemplo.

Quando os operadores sentem que podem atingir as metas estipuladas e, assim, terem um ganho adicional, seja de reconhecimento ou de remuneração extra, comprometem-se muito mais com seus cargos e funções.

Metas fora da realidade, porém, desmotivam e desencorajam os funcionários a buscarem o melhor de suas performances.

Crie um plano de metas com administração individual

É possível criar planos de metas ajustáveis e que possam ser administrados individualmente por cada operador quando a empresa possui um mix de produtos ou serviço variável.

Esta formulação também pode ter valores anuais e mensais, variando conforme a sazonalidade dos produtos, volume em estoque e outras necessidades de giro da empresa.

Um bom exemplo para esta situação são as seguradoras e bancos que vendem seguros por meio do call center. Elas podem estabelecer a meta pelo montante vendido, onde o operador conseguirá atingi-la vendendo quantidades diferentes de apólices de vida, residência ou veículo.

Desta maneira, tanto a empresa quanto os vendedores podem conquistar seus objetivos. A empresa atinge o volume de vendas estabelecido e os operadores conquistam seus benefícios e continuam motivados.

Ofereça a capacitação necessária aos funcionários

Busque encorajar os vendedores a sempre estudar suas estratégias e metas antes de darem início às suas atividades diárias.

Estes treinamentos e a análise das vendas dentro do plano de metas contribuem para que o operador identifique quais pontos do seu atendimento precisam ser aprimorados, e assim como ele, a empresa pode usar este dado para a formulação do conteúdo de seus treinamentos. Onde houver maior dificuldade de vendas, os treinamentos serão reforçados.

Muitos funcionários possuem resistências e planos de incentivos e não acreditam que na existência de metas alcançáveis justamente pelo estigma que antigas gestões deram a esta estratégia e, por esse motivo, é preciso reforçar seus benefícios e possibilidades não somente para a empresa, mas também para os funcionários.

Então, compartilhe este post agora com seus funcionários e parceiros nas redes sociais e contribuam para a mudança do ponto de vista deles também!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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