Call Center

O peso da análise de perfil de clientes para call centers!

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Escrito por Reynaldo Garcia

Escolher o call center ideal para a sua empresa pode ser tarefa desafiadora: um bom serviço é capaz de alavancar vendas e afetar positivamente a reputação da companhia, enquanto um atendimento ruim ocasiona a perda de clientes e danifica sua imagem.

Bons call centers, por sua vez, têm em comum uma estratégia importante: estudam o perfil de clientes e desenvolvem seus processos em torno do que fora analisado, obtendo mais eficiência e boa taxa de retorno, tanto de colaboradores quanto do público.

Ainda não se convenceu? Entenda de vez porque conhecer as necessidades do consumidor é essencial para a entrega de um bom serviço, otimizando tempo e gerando economia!

Conhecendo o perfil de clientes

Não é ao acaso que a máxima popular diz que “o cliente é a alma do negócio”. Sua satisfação é vital para determinar se a companhia será ou não duradoura.

No que diz respeito aos call centers das empresas, torna-se ainda mais importante encantar o consumidor: as críticas constantes ao serviço fazem com que atendimentos de excelência se destaquem, estabelecendo um tom positivo para os próximos passos do relacionamento com o cliente.

Conhecer o perfil de seus clientes a fundo não permite apenas o oferecimento de bens e serviços que estejam de acordo com suas necessidades (impactando positivamente no conceito que têm da companhia), mas também fornece insumos tanto para a aplicação de melhorias em processos internos como para a criação de ações de marketing sob medida.

Ferramentas eficazes na determinação do perfil do cliente

Reúna suas principais características

O primeiro passo para determinar o perfil de clientes é reunir suas características básicas e descobrir quais são mais comuns. Conheça o sexo predominante dos consumidores, bem como idade média, onde residem, estado civil e nível de escolaridade.

Verifique seu histórico de compras

Entender o perfil do cliente também significa compreender como pensa e quais as necessidades que possui: e qual maneira melhor para fazer isso do que analisando seu histórico de compras na sua companhia?

Descubra quais produtos ou serviços adquiriu, assim como a frequência e volume de compras feitas e crie um banco de dados segmentado para conhecer seus hábitos e como oferecer serviços que se adequem às suas necessidades.

Analise seu ciclo de vida e peça feedbacks

Para se traçar um perfil próximo ao real, será necessário analisar o ciclo de vida do cliente, que se desenvolve em: aquisição, manutenção, ativação, retenção e recuperação.

É importante pesquisar e descobrir se existem maneiras de fazer com que seja ainda mais duradouro e próspero, criando ações personalizadas para os grupos que estiverem em cada uma dessas etapas.

Para tanto, vale lançar mão de pesquisas de satisfação, pedir que o público avalie os atendentes e a experiência como um todo. O melhor feedback é aquele dado pelo próprio consumidor.

Os impactos positivos do atendimento personalizado

Um atendimento de primeira permite que os colaboradores do call center realizem atendimentos mais enxutos e assertivos, levando menos tempo para satisfazer aos anseios do cliente e economizando valores para a empresa.

Diante de um mercado altamente competitivo, fornecer ao consumidor serviços que estejam de acordo com seu perfil é garantia de satisfação, o que impacta diretamente na reputação do negócio perante o público.

Agora que você já entendeu como conhecer o perfil de clientes impacta nos serviços oferecidos por call centers, que tal ler o nosso post e conhecer os benefícios de um telemarketing terceirizado?

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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