Gestão

O que é gerenciamento de pessoas e por que é importante ?

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Escrito por Reynaldo Garcia

O capital humano talvez seja o fator mais determinante para o sucesso de uma empresa. Por maior que seja a quantidade de tecnologia empregada nos processos, sem profissionais capacitados e engajados, os resultados da empresa não serão significantes e, por isso, o gerenciamento de pessoas é tão importante.

A gestão de pessoas precisa ser tratada de forma criteriosa, especialmente em empresas que possuem grandes concentrações de funcionários exercendo uma mesma função, como fábricas e call centers.

Neste post falaremos das principais ferramentas da gestão de pessoas, a importância e os resultados que elas podem trazer. Confira:

Gerenciamento de pessoas em tese

O gerenciamento ou gestão de pessoas normalmente é centralizado no setor de recursos humanos e departamento pessoal, que administram processos de seleção, recrutamento, treinamento, gestão de clima organizacional e todos os outros aspectos que envolvem o gerenciamento do capital humano.

Mas ele também pode ser gerido de forma independente quando existem setores muito específicos dentro de uma organização, como o call center. Nele, a seleção, capacitação e motivação de operadores são bem mais específicos e muitas vezes demanda um gestor especializado que esteja alinhado com as diretrizes de gestão de pessoas da empresa.

Principais ferramentas e procedimentos da gestão de pessoas

A gestão de pessoas conta com várias ferramentas que contribuem para o sucesso de selecionar o profissional certo, explorar seus talentos e fazê-lo progredir em sua carreira e nos resultados entregues. Vejamos alguns deles a seguir:

Processo seletivo e recrutamento

O processo seletivo é uma dos procedimentos de gerenciamento de pessoas determinante para a escolha do capital humano ideal para o desempenho do cargo. Criar dinâmicas e definir requisitos mínimos curriculares ajuda a filtrar os candidatos e identificar potenciais talentos para os cargos que precisam de reposição.

Treinamentos de capacitação e reciclagem

Depois de selecionar candidatos, os treinamentos de capacitação para o cargo são as próximas ferramentas de gestão a serem utilizadas. Treinamentos de reciclagem e atualização também devem ser feitos de forma periódica, com os funcionários já contratados. Eles servem para garantir o nível de qualidade ou apresentar novas tecnologias que serão utilizadas no serviço.

Calendários de treinamentos bem definidos são essenciais em call centers. Com simulações de chamadas, treinamentos motivacionais e de interação, os operadores continuarão engajados e menos suscetíveis a erros e pressões emocionais — tão comuns no setor quando não há uma boa gestão de pessoas atenta à qualidade do ambiente.

Plano de metas e desenvolvimento profissional

Para engajar profissionais, ao estabelecer as metas, o gerenciamento de pessoas também deve considerar os objetivos profissionais do funcionário, pois eles motivam tanto quanto recompensas financeiras.

Por isso, todo funcionário, dos operários do chão de fábrica aos do setor contábil, devem saber quais resultados devem produzir e qual será o benefício do sucesso. O plano de metas é uma ferramenta de gestão de pessoas que, quando corretamente utilizado, mantém o clima organizacional muito mais facilmente controlado.

Feedback

Oferecer feedbacks do desempenho profissional é fundamental para que os talentos consigam se desenvolver ainda mais e gerar mais resultados a empresa. Quando corretamente aplicado, o funcionário consegue compreender que não se trata apenas de uma correção do que foi feito, mas também um conselho profissional para que ele consiga progredir em sua carreira e na instituição em que trabalha.

Importância de fazer o gerenciamento de pessoas

O capital humano compreende uma parte considerável dos custos da empresa, o que demonstra a importância de seu gerenciamento. Além da folha de pagamento em si, existem outros custos, como o processo de recrutamento quando a rotatividade é alta, o custo da diminuição da capacidade de atendimento, dentre outros. Conseguir manter uma equipe engajada e motivada para o desempenho de suas funções contribui para aumentar a produtividade e, por consequência, os resultados da empresa.

Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

Juntando estes dois argumentos, temos a receita do sucesso, pois reduzir custos melhorando os resultados é a situação ideal para qualquer empresa. Como você qualifica o gerenciamento de pessoas atual de sua empresa? Compartilhe com a gente quais ferramentas e procedimentos vocês mais utilizam para gerir pessoas!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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