Comercial

O que é gestão comercial e como ela torna o negócio mais eficiente ?

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Escrito por Reynaldo Garcia

Na dúvida sobre o que é gestão comercial, muitos profissionais deixam de fazê-la, embora ela seja essencial para os negócios. Como o próprio nome diz, consiste em gerenciar os recursos de uma organização, sejam eles materiais, pessoais ou outros. Para conseguir realizar essa gestão de forma eficiente, é preciso ter conhecimentos específicos, que permitirão melhorar os processos e aumentar a rentabilidade.

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Por isso, neste post, te ensinaremos como melhorar os negócios, eliminando os desafios que um gestor comercial enfrenta e tornando-o mais eficiente.

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Tenha uma estratégia de vendas

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De nada adianta ter bons produtos se eles não forem vendidos. Uma estratégia viável é a instalação de um call center — mas cuidado: ao fazer uma ligação para o cliente, é preciso saber para quem está ligando, suas características e preferências, a fim de aprimorar a efetivação da venda.

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Fazer o acompanhamento dessas ligações, com a utilização de relatórios e processos automatizados, e utilizar técnicas de negociação que favorecem os resultados, é primordial.

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Trabalhe com promoções e ofertas

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Promoções e ofertas são uma ótima maneira de alavancar e estimular as vendas e devem ser utilizadas em momentos estratégicos. Sabendo fazer promoções que atendam ao consumidor, fica mais fácil atraí-lo.

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Lembre-se de sempre negociar os preços com os fornecedores para garantir boas ofertas.

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Saiba contratar os colaboradores

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É preciso que os colaboradores tenham um perfil adequado ao negócio. No caso de um call center, por exemplo, é preciso que eles tenham uma ótima comunicação e estejam sempre abertos a mudanças.

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Desenvolva uma equipe motivada

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Apesar de todas as dificuldades enfrentadas no cotidiano, é preciso que a equipe se mantenha motivada e estimulada.

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Cada colaborador deve entender que, para ter sucesso, deve trabalhar em prol da empresa, e que os resultados positivos de ambos andam juntos.

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Estipule metas

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As metas são essenciais para qualquer negócio, pois servem para saber se os resultados esperados estão sendo atingidos e se o faturamento está adequado.

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É preciso estabelecer metas claras, baseadas em informações sólidas, e não apenas na vontade dos gestores.

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Por um lado, as metas devem servir para motivar os colaboradores a atingi-las e garantir um reconhecimento pelo trabalho. Por outro, são um termômetro para os negócios.

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Remunere de forma adequada

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Trabalhar apenas com comissões pode desmotivar, principalmente os novos colaboradores, uma vez que eles não têm prática.

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Busque oferecer um salário fixo e mais uma comissão por mérito. Deixe bem claro como funciona cada forma de remuneração e os meios para atingir cada meta.

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Tenha um bom gerente comercial

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Para fortalecer a área comercial, é essencial ter alguém que conheça muito sobre o assunto e consiga gerenciar com mais facilidade.

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Deixar o setor na mão de pessoas sem experiência, por mais boa vontade que tenham, é aumentar muito a possibilidade de erros na gestão comercial da empresa.

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Trabalhe com métodos

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Para que as coisas sejam feitas conforme o planejado é preciso trabalhar com métodos pré-estabelecidos, que devem ser passados para a equipe de forma clara. Ao fazer isso, é possível otimizar o tempo em ligações e garantir melhores resultados.

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Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

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Depois de saber o que é gestão comercial e ver algumas dicas de como fazê-la, coloque em prática e impulsione os negócios! Ficou ainda alguma dúvida? Deixe seu comentário para que possamos te ajudar!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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