Tecnologia

O que é PABX e como pode ajudar o seu call center?

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Escrito por Reynaldo Garcia

Definitivamente, são muitas as tecnologias existentes para facilitar o dia a dia de um call center, não é verdade? Apenas como exemplos, podemos citar o CRM (Customer Relationship Management), os discadores automáticos e o call back. Já falamos sobre todas essas soluções anteriormente. Hoje, vamos destinar atenção especial ao PABX.

O PABX pode trazer uma série de benefícios para a sua organização. Já conhece a ferramenta? Caso a resposta seja negativa, então, esse post é para você. A seguir, resolvemos falar um pouco sobre esse tipo de tecnologia e mostrar como ela pode ajudar na rotina do seu call center. Confira!

Afinal, o que é PABX?

PABX significa Private Automatic Branch Exchange em inglês. Se nós traduzirmos para o português, temos a Troca Automática de Ramais Privados. Vamos deixar o termo mais fácil? Podemos dizer que o PABX é uma central de telefones, capaz de conectar ramais internos e facilitar a comunicação externa de uma empresa.

Com a evolução tecnológica, o PABX também apresentou muitas mudanças e hoje temos vários tipos desse tipo de sistema. Hoje, temos do PABX mais básico, que é o analógico, até o virtual. No entanto, a ideia é sempre a mesma: possibilitar transferências de ligações, facilitar a comunicação externa, entre outros.

Quais os benefícios do PABX?

Você deve imaginar que uma central de telefones pode trazer uma série de benefícios para um call center, certo? É claro que sim. Afinal, nada melhor do que ter um sistema eficiente para manejar suas ligações externas e facilitar a comunicação entre os profissionais da empresa. Vamos conferir cada um desses benefícios?

Melhora o atendimento ao cliente

É claro que o primeiro grande benefício do PABX é o fato de que o atendimento ao cliente é aprimorado. Com o sistema, é possível realizar transferências de ligações. Isso é fundamental para mandar o cliente para o departamento certo no momento em que fizer a sua ligação.

Diminui os custos do negócio

Outro grande benefício do PABX é o fato de que os custos do negócio são reduzidos. Nós podemos realizar ligações gratuitas entre os setores da empresa, reduzir tarifas  ou anulá-las, como no caso do PABX IP e otimizar todos os gastos nesse sentido. Além disso, o custo de manutenção do sistema é baixíssimo.

Aumenta a produtividade

Menos tempo na linha é sinal de mais produtividade, certo? É por isso que o PABX é tão importante para o call center. O sistema permite mais dinamismo nas ligações internas, o que é essencial para garantir que os colaboradores otimizem seu tempo, por exemplo. É certamente uma boa pedida para melhorar a sua produção!

Possibilita a personalização

Como vimos, são inúmeros os sistemas de PABX disponíveis atualmente e a sua maioria permite a personalização. Isso significa que você pode definir ramais à vontade, estabelecer quem pode ou não receber ligações, entre outras coisas. É crucial para colocar ordem no seu call center.

Gostou do nosso post de hoje? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então, deixe o seu comentário!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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