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O que é telemarketing ativo? Entenda aqui!

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Escrito por Reynaldo Garcia

Melhorar o relacionamento com o público-alvo, aumentar os lucros e divulgar a marca são algumas das atribuições dos vendedores. Nas vendas por telefone, os profissionais podem ter uma postura mais ativa ao buscar um contato mais próximo com o cliente. Para isso, devem ter uma noção sobre o que é telemarketing ativo.

Do contrário, as possibilidades de perder bons negócios serão consideráveis. Os consumidores não gostam de receber telefonemas em que os vendedores oferecem uma mercadoria ou serviço que não vai proporcionar uma melhoria na qualidade de vida.

Se você pretende conseguir resultados mais expressivos com o telemarketing, a dica é ficar atento ao conteúdo deste post. Confira!

Entenda o que é telemarketing ativo

Na correria do cotidiano, muito clientes esquecem de comprar um produto que pode resolver uma demanda urgente. Pensando nisso, várias empresas investem no telemarketing ativo, entrando em contato diretamente com uma parcela do público-alvo.

Contudo, é preciso contar com profissionais bastante qualificados para a iniciativa alcançar as metas. Isso porque as pessoas não querem perder tempo com ofertas que não são atraentes.

O operador deve ter como foco apresentar uma proposta que pode envolver o consumidor. Além disso, deve mostrar como o produto ou serviço pode tornar a rotina mais simples e prática.

Também é muito importante que a equipe esteja bem organizada e com informações disponíveis em tempo real. A iniciativa ajuda a avaliar como um cliente pode ser abordado, o que contribui para expandir as vendas.

Conheça o telemarketing receptivo

Com a internet, os consumidores ficam bem informados sobre os serviços oferecidos por uma empresa. Essa tendência faz com que o telemarketing receptivo também seja bastante comum. Nele, o cliente procura uma organização para obter dados que podem ser decisivos para fechar um negócio.

Essa modalidade de telemarketing também se caracteriza pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), em que os cidadãos tiram dúvidas, fazem sugestões ou registram reclamações sobre os serviços oferecidos.

A cordialidade, a paciência e o bom senso devem ser aspectos marcantes no trabalho dos operadores. Sem dúvida, os clientes gostam de serem ouvidos e de resolverem as demandas com rapidez e eficiência.

Saiba como diferenciar os tipos de telemarketing

Para você entender melhor as diferenças entre as modalidades de telemarketing, vamos mostrar alguns exemplos de cada uma delas.

Casos de telemarketing ativo

  • convite para a inauguração de uma filial de uma loja;

  • anúncio de uma promoção que vai acontecer nos próximos dias;

  • pesquisa para avaliar a qualidade do atendimento;

  • mensagem parabenizando o cliente por mais um aniversário, aproveitando a oportunidade para fazer uma oferta especial.

Situações de telemarketing receptivo

  • cliente quer tirar dúvidas sobre a data da entrega de uma mercadoria;

  • consumidor quer negociar o valor de um determinado serviço;

  • cidadão solicita um passo a passo para usar um produto;

  • quando uma pessoa quer informações sobre as formas de pagamento disponíveis.

Pense na qualidade do atendimento

Independentemente da modalidade de telemarketing, é essencial que haja um foco na qualidade do atendimento. Contar com profissionais bem treinados, educados, atentos e comunicativos é um requisito importante para conquistar os clientes.

Tratar mal um consumidor é abrir espaço para a concorrência. A recomendação é que os operadores tenham um roteiro sobre como abordar cada tipo de cliente. A medida dá mais segurança na abordagem, o que ajuda no processo de convencimento.

Um gestor, ao entender o que é telemarketing ativo, tem mais condições de orientar a equipe a obter uma performance de alto nível. Além disso, pode analisar, com mais profundidade, a necessidade de terceirizar um call center. Para entender melhor o assunto, aproveite para o ler o post que preparamos sobre ele!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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