PABX

O que a minha empresa precisa saber antes de instalar um sistema Pabx

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Escrito por Reynaldo Garcia

Você já reparou que a comunicação – tanto interna quanto externa – é como os neurônios de uma empresa? Em nosso corpo são eles os responsáveis por transmitir informação. Fato este que permite o funcionamento do organismo e possibilita reações ao ambiente externo. Se levarmos a analogia adiante, um ponto fundamental neste sistema adaptado aos negócios é a central telefônica. Você é desses que se pergunta: “o que a minha empresa precisa saber antes de instalar um sistema Pabx”?

Então o artigo que se segue é especial para você. Vamos listar as informações mais importantes sobre o assunto. Deste modo, os sistemas implantados no seu negócio poderão trazer agilidade e bons resultados, como uma rede de neurônios funcional. É sempre importante lembrar que a troca automática de ramais privados têm um papel estratégico na captação de clientes.

Afinal, esta tecnologia tornará a gestão de chamadas na sua empresa muito mais simples e eficiente. Como resultado, atendimentos, coleta de dados e troca de informações serão aprimorados no dia a dia do negócio. Acontece que existem diversos tipos de Pabx no mercado. Por conta disto, o melhor ponto de partida antes de adotar esta tecnologia é conhecer as opções disponíveis. Confira mais a este respeito a seguir.

O que a minha empresa precisa saber antes de instalar um sistema Pabx: os tipos de sistema disponíveis

Existem cinco tipos de Pabx que a sua empresa pode adotar. Então, antes mesmo de fechar contrato com uma operadora de telefonia, verifique qual solução se adequa melhor às suas necessidades. O tipo mais básico, e antigo, é o Pabx analógico.

Seus recursos são simples e incluem bloqueio de chamadas a cobrar e uso de senhas nos ramais internos. Como ele aceita apenas linhas analógicas, tornou-se defasado. Uma alternativa é o Pabx digital, que não só traz os recursos do modelo analógico, mas também outras funcionalidades.

Alguns exemplos são a eliminação de ruídos e a discagem direta de ramal ou DDR. Vale lembrar que a qualidade da ligação é muito superior à analógica. Existe ainda o sistema híbrido que usa a tecnologia VoIP. Isto significa que ele pode realizar chamadas através da internet.

Apesar disto, ele ainda mantém uma parte da central telefônica analógica. O Pabx IP, por outro lado, adota o VoIP por completo. Além de coordenar e permitir ligações, o sistema pode realizar gravações e chamadas à distância. O seu funcionamento se dá por meio de um software. O último modelo é o Pabx Virtual.

Embora também utilize a internet, ele não precisa de uma linha VoIP tradicional já que opera a partir da nuvem. Isto significa que você não tem que instalar nada da fornecedora, tampouco vai precisar de um espaço físico para data center. Ainda se perguntando: “o que a minha empresa precisa saber antes de instalar um sistema Pabx”? Então vamos agora demonstrar como escolher a melhor opção para o seu negócio!

Escolhendo a melhor alternativa para a sua empresa

Em primeiro lugar, é necessário estabelecer quais são as prioridades da sua empresa. É importante que o Pabx atenda estas demandas e que cause um impacto rápido. Além disso, é fundamental pesquisar mais a respeito das fornecedoras. Seja para conferir os recursos oferecidos ou para se inteirar da reputação da empresa. Tenha em vista também que o Pabx demanda um bom suporte técnico. Em alguns casos, este deve estar disponível 24 horas por dia. Igualmente necessário, é verificar quais serviços adicionais vêm com a contratação.

Portabilidade numérica e números adicionais, por exemplo, podem ser de grande ajuda no seu negócio. Mas antes de tudo, não deixe de avaliar a sua conexão com a internet. Em muitos dos modelos citados, a estabilidade e velocidade deste serviço é condição para o bom funcionamento da central. Neste quesito, torne disponibilidade e constância do sinal a sua prioridade.

Por fim, não deixe de analisar o Acordo de Nível de Serviço (SLA) para ter certeza do que estará recebendo. A esta altura você já não deve se perguntar mais “O que a minha empresa precisa saber antes de instalar um sistema Pabx”. Mas se ainda tem dúvidas sobre Contact Center, telemarketing e atendimento ao cliente, podemos te ajudar. Basta conferir outro artigo em nosso blog!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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