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PABX: o que é e como funciona no call center?

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Escrito por Reynaldo Garcia

Você já deve ter ouvido falar em PABX, principalmente se atua no ramo de call center. Entretanto, o que realmente é esse sistema e qual é a sua aplicação para uma empresa desse tipo?

Neste post, definiremos o que é um PABX, quais são as principais diferenças para a solução convencional e quando é necessário optar por ele em sua empresa de call center. Acompanhe!

O que é um PABX?

PABX é a sigla utilizada para designar o termo em inglês “Private Automatic Branch Exchange”, que traduzindo significa: troca automática de ramais privados. A tradução denuncia bastante o real significado dessa ferramenta, mas vamos explicar um pouco mais.

O PABX é um sistema que interliga vários ramais, permitindo que ligações sejam transferidas, capturadas e acompanhadas. Trata-se de uma ferramenta que agilizará o trabalho dentro de um call center, tornando o atendimento ao cliente mais eficiente e rápido.

Quais são as diferenças do PABX para a solução convencional?

Uma das diferenças que podemos apontar é que o PABX oferece uma interface com o operador melhor que o sistema convencional. Dessa forma, ele permite pausar ligações, transferir para outros atendentes, entre outras funções.

Além disso, o sistema PABX também é mais seguro, tendo em vista que cada um dos operadores terá seu login e senha para acessar a ferramenta, registrando todas as suas ligações.

Dessa forma, você, enquanto gestor, poderá monitorar as ações e os atendimentos da sua equipe. Além disso, essa pode ser uma excelente fonte de dados para que você avalie o desempenho dos atendentes e ofereça oportunidades de melhorias para o trabalho que eles exercem.

Quando optar por um sistema de PABX?

Como você pôde perceber, o sistema de PABX é uma ferramenta avançada que permite uma maior integração entre os atendentes, controle de ligações, entre outras funções que possibilitarão um aumento na produtividade e qualidade do seu serviço de call center.

Entretanto, sabemos que esse tipo de sistema tem certo custo e demanda um tempo de preparo e implantação. Portanto, a pergunta que fica no ar é a seguinte: qual é o momento ideal para investir em um sistema PABX para o seu negócio?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Inicialmente, você deve voltar os olhos para o seu negócio e saber enxergar a sua necessidade. É preciso ter a sensibilidade para identificar as fragilidades que a sua empresa apresenta e verificar como um PABX pode auxiliar.

Haverá um investimento, bem como certo tempo para implantação e adequação da sua equipe ao novo sistema, entretanto, em poucos dias todos poderão perceber a melhora nas suas atividades e, com o passar dos meses, o valor gasto com o sistema será convertido em mais qualidade e agilidade na prestação de serviços.

Por fim, podemos concluir que o PABX é muito mais que um simples equipamento, trata-se de uma ferramenta que facilitará todo o trabalho dentro da sua empresa de call center, melhorando e agilizando o atendimento aos seus clientes.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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