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Por que fazer a pesquisa de satisfação via call center?

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Escrito por Reynaldo Garcia

A pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta para obter a opinião dos clientes com relação aos produtos e aos serviços oferecidos pelas empresas. Quando feita de forma adequada, ela pode ajudar a detectar falhas e a otimizar os processos internos.

No artigo de hoje, falaremos os principais motivos pelos quais implantar esse tipo de pesquisa via call center é vantajoso. Confira!

Encontre as dores dos clientes com a pesquisa via call center

Ao fazer a pesquisa de satisfação, as empresas conseguem verificar pontos que não seriam possíveis de outra forma. O aumento ou a redução das vendas não significa que os clientes estão insatisfeitos com os produtos. Na verdade, o problema pode ser outro.

Se a empresa quer entender o que não vai bem, ninguém melhor do que o próprio cliente para dizer. Com os resultados obtidos, é possível analisar quais pontos precisam ser melhorados e corrigir erros que estejam afetando as vendas ou a contratação dos serviços.

Uma das formas de fazer isso é realizando a pesquisa NPS via call center. No final do atendimento, o operador solicita para que o cliente permaneça na linha e a URA oferece as opções, bem como as notas de grau de satisfação. No entanto, também é possível ter um setor que realize as perguntas e faça o atendimento de forma mais personalizada.

Para que o cliente se sinta à vontade para participar da pesquisa, o convite do operador deve ser adequado e mostrar que não é perda de tempo. Já a pesquisa deve ser concisa, clara e objetiva.

Nada muito extenso, para que não se torne cansativa, além de ter uma linguagem fácil e amigável. Um script humanizado e perguntas bem direcionadas são a receita perfeita para resultados positivos.

Otimize os seus resultados

Com o resultado da pesquisa via call center em mãos, é hora de colocar as ações em prática. O cliente precisa saber que as respostas coletadas estão surtindo mudanças. Portanto, tente deixá-las visíveis. Se você presta serviços, por exemplo, pode fazer uma pesquisa sobre o oferecimento do produto, o atendimento técnico e o suporte.

Caso a sua empresa venda produtos, é possível verificar a satisfação com o produto, a embalagem e a apresentação de forma geral. Se as respostas obtidas forem negativas, as alterações podem ser realizadas rapidamente.

A vantagem também é que, caso a empresa decida lançar novos produtos, ela já terá alguma noção a respeito da opinião dos seus consumidores, como o que eles aprovam ou reprovam.

Fidelize os clientes e economize recursos

Tudo isso ajuda quando o assunto é a fidelização dos clientes. Levando em consideração que manter os clientes antigos é mais econômico do que adquirir novos, a empresa acaba reduzindo custos.

Fazer um bom pós-venda com uma pesquisa de satisfação também ajuda a fazer com que o cliente fique satisfeito e seja um divulgador e defensor da marca. Sem contar o fato de que você evita um cliente insatisfeito que poderia prejudicar a imagem da empresa.

Para fazer uma pesquisa via call center, a melhor solução é contratar uma empresa que entenda do assunto e que conte com profissionais para realizar um atendimento de qualidade. Quando a pesquisa é feita por alguém que não tem vínculo com a empresa é ainda melhor, pois o questionário é feito de forma mais imparcial e o cliente fica mais à vontade para expor a sua opinião.

A Contato Contact Center dispõe de todas as ferramentas necessárias para fazer todo o processo de pesquisa de satisfação dos clientes. Entre em contato conosco!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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