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Pré-venda: 5 dicas essenciais para call centers

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Escrito por Reynaldo Garcia

A necessidade de buscar resultados cada vez mais expressivos e a meta de conquistar um maior número de clientes são fatores que têm influenciado muitas empresas a investirem na pré-venda. Ela engloba várias atividades que educam e estimulam o consumidor em potencial para adquirir produtos e serviços.

Para que a organização tenha sucesso com essa iniciativa, é fundamental contar com funcionários bem treinados e qualificados. Uma parte dos colaboradores deve se dedicar a apresentar o produto e indicar como resolver eventuais problemas. A outra pode trabalhar com a proposta comercial, negociando o valor a ser pago pelo cliente.

Neste post, vamos apresentar 5 dicas valiosas para conquistar o público-alvo com mais eficiência e facilidade. Confira:

1. Tenha um atendimento veloz

Quanto mais rápido agir, maiores serão as chances de crescer a carteira de fregueses. De acordo com pesquisa da Inside Sales, a empresa precisa ligar para o cliente em potencial em menos de 5 minutos — após preencher os dados de contato, porque aumenta as chances de conversão em 400 vezes em relação ao telefonema feito em 10 minutos.

A medida faz com que a pessoa esteja com as informações sobre a organização e os serviços oferecidos mais consolidadas. Isso ajuda a mostrar os benefícios do investimento com mais facilidade e de manter a relação por um período maior, o que favorece o trabalho de convencimento.

Estar com funcionários aptos para tirar dúvidas em curto prazo é outro aspecto que influencia positivamente na hora de fazer a compra. Clareza, transparência e rapidez são elementos muito valorizados pelos consumidores atualmente.

2. Procure aperfeiçoar a qualificação

Com uma equipe de pré-venda bem treinada e atenta às tendências do mercado, é bem mais fácil identificar os leads qualificados, ou seja, os que podem ser clientes futuramente. Para isso, é necessário extrair informações importantes dos consumidores, como a necessidade de adquirir o produto ou serviço em curto prazo, o grau de conhecimento sobre o que pretende comprar, entre outras.

Se o trabalho de qualificação for bem-feito, as possibilidades de os vendedores terem sucesso na abordagem serão bem maiores. Mesmo que o trabalho de conquista não vá adiante, é recomendado deixar uma boa impressão do atendimento, pois o cliente em potencial poderá procurar a empresa em outra oportunidade.

3. Tenha mais condições de fechar negócios com uma equipe de pré-venda

Uma forma muito eficiente de conquistar o consumidor é convencê-lo de que a empresa tem a solução ideal para as necessidades dele no momento. Também é fundamental ter didática para explicar como funciona um determinado serviço ou produto.

Além disso, é importante identificar os aspectos que podem ser trabalhados pelos vendedores para fechar o negócio, como as vantagens proporcionadas com a aquisição, a relação custo-benefício e as preferências do cliente em potencial.

Ao ser convencido de que está fazendo uma boa compra, as chances de o consumidor ficar satisfeito são bem maiores. Isso é bastante positivo para a imagem da marca e contribui para aumentar a presença no mercado.

4. Esteja focado em manter os fregueses

É um erro achar que o trabalho de pré-venda termina após o fechamento de um negócio. Esse setor também deve antecipar os desejos dos clientes. Para isso, precisa apresentar ofertas que possam manter o consumidor ativo e interessado nos serviços ou produtos da organização.

A empresa terá resultados bem mais expressivos, caso compreenda os desejos do público de maneira inteligente, prática e rápida. Assim, vai ter mais possibilidades de fidelização e de expansão da carteira de consumidores.

5. Fique no lugar do cliente

Empurrar mercadorias e serviços está longe de ser uma boa iniciativa. Por isso, é essencial que a empresa compreenda o comportamento dos fregueses. Isso ajuda a prever dúvidas e a diminuir o índice de reclamações.

Na pré-venda, é interessante identificar as dificuldades que o público-alvo pode ter ao utilizar os produtos. Essa iniciativa vai melhorar o relacionamento e aumentar as possibilidades de atrair novos clientes. Afinal, a propaganda boca a boca ainda faz a diferença.

Se você gostou deste post ou tem dúvidas sobre como conquistar mais consumidores, deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante para nós!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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