A necessidade de buscar resultados cada vez mais expressivos e a meta de conquistar um maior número de clientes são fatores que têm influenciado muitas empresas a investirem na pré-venda. Ela engloba várias atividades que educam e estimulam o consumidor em potencial para adquirir produtos e serviços.
Para que a organização tenha sucesso com essa iniciativa, é fundamental contar com funcionários bem treinados e qualificados. Uma parte dos colaboradores deve se dedicar a apresentar o produto e indicar como resolver eventuais problemas. A outra pode trabalhar com a proposta comercial, negociando o valor a ser pago pelo cliente.
Neste post, vamos apresentar 5 dicas valiosas para conquistar o público-alvo com mais eficiência e facilidade. Confira:
1. Tenha um atendimento veloz
Quanto mais rápido agir, maiores serão as chances de crescer a carteira de fregueses. De acordo com pesquisa da Inside Sales, a empresa precisa ligar para o cliente em potencial em menos de 5 minutos — após preencher os dados de contato, porque aumenta as chances de conversão em 400 vezes em relação ao telefonema feito em 10 minutos.
A medida faz com que a pessoa esteja com as informações sobre a organização e os serviços oferecidos mais consolidadas. Isso ajuda a mostrar os benefícios do investimento com mais facilidade e de manter a relação por um período maior, o que favorece o trabalho de convencimento.
Estar com funcionários aptos para tirar dúvidas em curto prazo é outro aspecto que influencia positivamente na hora de fazer a compra. Clareza, transparência e rapidez são elementos muito valorizados pelos consumidores atualmente.
2. Procure aperfeiçoar a qualificação
Com uma equipe de pré-venda bem treinada e atenta às tendências do mercado, é bem mais fácil identificar os leads qualificados, ou seja, os que podem ser clientes futuramente. Para isso, é necessário extrair informações importantes dos consumidores, como a necessidade de adquirir o produto ou serviço em curto prazo, o grau de conhecimento sobre o que pretende comprar, entre outras.
Se o trabalho de qualificação for bem-feito, as possibilidades de os vendedores terem sucesso na abordagem serão bem maiores. Mesmo que o trabalho de conquista não vá adiante, é recomendado deixar uma boa impressão do atendimento, pois o cliente em potencial poderá procurar a empresa em outra oportunidade.
3. Tenha mais condições de fechar negócios com uma equipe de pré-venda
Uma forma muito eficiente de conquistar o consumidor é convencê-lo de que a empresa tem a solução ideal para as necessidades dele no momento. Também é fundamental ter didática para explicar como funciona um determinado serviço ou produto.
Além disso, é importante identificar os aspectos que podem ser trabalhados pelos vendedores para fechar o negócio, como as vantagens proporcionadas com a aquisição, a relação custo-benefício e as preferências do cliente em potencial.
Ao ser convencido de que está fazendo uma boa compra, as chances de o consumidor ficar satisfeito são bem maiores. Isso é bastante positivo para a imagem da marca e contribui para aumentar a presença no mercado.
4. Esteja focado em manter os fregueses
É um erro achar que o trabalho de pré-venda termina após o fechamento de um negócio. Esse setor também deve antecipar os desejos dos clientes. Para isso, precisa apresentar ofertas que possam manter o consumidor ativo e interessado nos serviços ou produtos da organização.
A empresa terá resultados bem mais expressivos, caso compreenda os desejos do público de maneira inteligente, prática e rápida. Assim, vai ter mais possibilidades de fidelização e de expansão da carteira de consumidores.
5. Fique no lugar do cliente
Empurrar mercadorias e serviços está longe de ser uma boa iniciativa. Por isso, é essencial que a empresa compreenda o comportamento dos fregueses. Isso ajuda a prever dúvidas e a diminuir o índice de reclamações.
Na pré-venda, é interessante identificar as dificuldades que o público-alvo pode ter ao utilizar os produtos. Essa iniciativa vai melhorar o relacionamento e aumentar as possibilidades de atrair novos clientes. Afinal, a propaganda boca a boca ainda faz a diferença.
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