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Processo ao telemarketing: saiba como se resguardar

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Escrito por Reynaldo Garcia

Não é raro conhecer uma pessoa que reclama de ligações insistentes de empresas de telemarketing. De acordo com os órgãos que defendem o consumidor, a prática pode ser interpretada como inconveniente e invasiva. Dessa forma, o cliente pode processar a companhia por comportamento abusivo e danos morais.

O dano acontece quando o comprador é exposto a situações humilhantes ou degradantes. Ou seja, quando a empresa demonstra um comportamento considerado invasivo, o cliente passa a ter o direito de ir atrás de uma ação indenizatória.

Em casos de processar telemarketing, os desgastes podem ser irreparáveis para a organização. Para evitar isso, vamos mostrar, neste texto, os processos mais comuns e algumas ideias sobre como uma empresa de call center consegue se resguardar. Confira!

Processos mais comuns

Afinal de contas, em quais situações o consumidor pode processar telemarketing? Nas relações de consumo, vários casos podem ser entendidos como abusivos. Entre eles, destacamos:

  • a dívida é paga e o nome da pessoa permanece em cadastros negativos: quando um consumidor se livra de uma pendência, o fornecedor tem a obrigação de retirá-lo da lista de cadastros restritivos. Se isso não acontece, causará danos à pessoa;
  • cheque em conta conjunta: só o nome de quem assinou pode configurar nos cadastros negativos. Cabe indenização ao cotitular emitente do cheque se o seu nome estiver em registros negativos;
  • cobranças que expõem a pessoa ao ridículo: o Código de Defesa do Consumidor estabelece que, independentemente das pendências, todos devem ser tratados com dignidade e respeito. Se existir casos de humilhação na cobrança de dívidas, por exemplo, podem ser geradas situações de danos morais;
  • cartão de crédito bloqueado sem aviso prévio: esse tipo de situação é capaz de gerar diversos problemas para uma pessoa. Pode ser vexatório e gerar danos morais, passíveis de indenização.

Atuação dentro da lei

Descrevemos acima alguns dos processos mais comuns. Para que isso não aconteça, é indispensável que a companhia organize suas ações, de forma que a equipe esteja preparada para atuar dentro da lei e abordar o cliente de maneira correta e eficiente.

É possível que a organização seja proativa e preventiva para evitar uma crise e assegurar seu sucesso no mercado. Vale reforçar que é muito mais simples e eficiente se precaver, a ter que passar por uma situação de retratação com um consumidor.

Em relação às grandes empresas de telefonia, por exemplo, é muito comum vermos casos polêmicos. Vez ou outra, a mídia veicula matérias de companhias comunicando que vão analisar as reclamações e corrigir as possíveis falhas.

Mesmo com funcionários orientados a seguir as regras e as leis, muitas organizações ainda insistem em erros que, não raro, são considerados primários. As leis de proteção ao consumidor devem ser conhecidas profundamente e revisadas periodicamente.

Isso evita desgaste para o consumidor e, principalmente, livra o telemarketing de eventuais processos e pagamentos de indenizações.

Você já havia pensando nesse tipo de situação em que o usuário pode processar telemarketing? Na sua empresa, todo o time tem seguido as regras que asseguram a intimidade, a privacidade e o respeito ao consumidor? Agindo dessa forma, a companhia passa a ser bem-vista e conquista credibilidade e ótimos resultados.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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