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Prospecção por telefone: 4 sinais de que você está fazendo isso errado

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Escrito por Reynaldo Garcia

Prospectar clientes por telefone não é uma tarefa fácil. Além de contarmos com uma equipe qualificada para garantir as conversões, é preciso, ainda, estruturarmos muito bem os nossos processos internos para melhorar a eficiência do time. Assim, podemos garantir o máximo de desempenho.

Acontece que, em meio ao turbilhão de ligações, muitas vezes acabamos nos “viciando” na nossa forma de agir. Isso significa que já não conseguimos visualizar, com clareza, se existe algo de errado nos processos internos do negócio ou com a equipe de venda. Você sente também isso? Então o post de hoje é para você!

A seguir, mostramos alguns dos 4 sinais de que você está fazendo uma prospecção por telefone equivocada. Confira!

1. Excesso de processos manuais

Em primeiro lugar, é preciso verificar se não existe um excesso de processos manuais no Call Center, especialmente quando nos referimos aos PAs (Pontos de Atendimento). Os colaboradores precisam discar em cada ligação? Fazem anotações sobre os clientes manualmente? Precisam dar sinal em cada ligação?

Pode ter certeza de que o excesso de processos manuais influencia negativamente na prospecção por telefone, Afinal, quanto mais tempo os operadores perdem realizando tarefas burocráticas, menos ligações efetuam junto aos clientes e, consequentemente, piores serão os resultados.

2. Ausência de suporte tecnológico

O ponto anterior nos leva a esse. Se a sua empresa não possui um bom suporte tecnológico, então esse é um grande sinal de que ela está enfrentando problemas para otimizar a prospecção por telefone. Afinal, os sistemas atuais trazem uma série de vantagens para um call center.

Discadores automáticos e CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, devem fazer parte do sistema interno para que você garanta o máximo de eficiência da sua equipe. Com o primeiro, você ganha em agilidade. Já com o segundo, em qualidade na informação.

3. Falta de monitoramento

Pode ter certeza de que o monitoramento dos operadores não é tempo perdido. Com as informações obtidas podemos redefinir estratégias, pensar em pontos de melhoria e descobrir um pouco mais sobre o perfil de cada um dos vendedores — o que é fundamental para separarmos eles por aptidões.

O monitoramento, portanto, é a chave para melhorar a prospecção por telefone. É nesse momento, ainda, que você pode realizar os feedbacks junto aos colaboradores. Assim, alinha as equipes e garante que haja um padrão de qualidade dentro das operações da empresa.

4. Dificuldade para organizar informações

Para concluir, um dos maiores sinais de que você está fazendo uma prospecção de clientes errada é a dificuldade em organizar as informações sobre a clientela. Afinal, é preciso que os vendedores realizem abordagens direcionadas para aumentar as chances de prospectar, não é verdade?

Para isso, além de contar com o suporte da tecnologia, ponto que já vimos anteriormente, é preciso criar uma cultura interna em que os colaboradores entendam a necessidade de sempre fazer registros sobre a clientela. Para isso, os treinamentos são muitos recomendados. Certamente, um excelente caminho para melhorar a prospecção por telefone.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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