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SAC 2.0: comunicação mais eficiente e dinâmica para seu negócio

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Escrito por Reynaldo Garcia

Toda empresa deve conhecer bem o perfil do seu consumidor para criar estratégias de promoção assertivas, fazer uma curadoria de produtos personalizados e, por fim, criar uma experiência de compra inesquecível e que fidelize o cliente. Para fazer tudo isso, ela também precisa ter um canal de atendimento moderno e informatizado, e é aí que o SAC 2.0 é inserido.

Se a grande maioria dos clientes está conectada nas redes sociais, e todo bom gestor reconhece o potencial de propagação delas, é necessário adotar este meio e fazer dele mais um sucesso para a dinâmica do negócio.

Acompanhe, neste post, algumas informações sobre o SAC 2.0 que vão convencer sua empresa de investir cada vez mais nas redes sociais como estratégia de relacionamento com o cliente. Confira:

Requisitos mínimos do SAC 2.0

Sua empresa já tem uma estrutura de SAC convencional, com atendimento por telefone, chat e e-mail? Provavelmente, nenhum destes canais recebe ou deixa o gestor ciente do que os consumidores estão falando nas redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo. Para tanto, é preciso ter um SAC 2.0.

Mas o que é o SAC 2.0 afinal?

O SAC 2.0 é o atendimento ao cliente por meio das redes sociais. Ele se diferencia do SAC tradicional, pois além das demandas em que o cliente realmente aciona a empresa, também consegue captar aquelas que não estão sendo direcionadas para uma resolução dentro da empresa. Ou seja, são comentários negativos que mencionam o nome da empresa e que com o SAC 2.0 podem ser sanados.

Criar o SAC 2.0 da sua empresa exige uma grande estratégia, mas alguns requisitos mínimos devem ser considerados, como:

Em quais redes sociais atuar?

É preciso considerar onde seus clientes mais interagem, onde o nome da empresa é mais mencionado e também os recursos que a rede social disponibiliza. O Facebook permite a utilização de vídeos de longa duração, enquanto o Snapchat não.

Perfil do SAC separado do Perfil do marketing

O perfil de SAC deve ser separado para o atendimento exclusivo do cliente, enquanto o perfil oficial da empresa deve ser utilizado para marketing e promoção.

Diferentemente do SAC convencional, o SAC 2.0 precisa de uma equipe capacitada para atender às demandas da empresa e também converter esta solução em uma linguagem atraente para as redes sociais.

Aplicações do SAC 2.0

O SAC 2.0 insere a empresa no ambiente onde boa parte do seu público está, e precisa aproveitar esta aproximação para identificar clientes insatisfeitos e tratar suas demandas.

É possível também por meio do SAC 2.0 tirar dúvidas quanto à utilização dos produtos, com vídeos explicativos, que mesmo inicialmente elaborados para atender a pergunta de um cliente, pode esclarecer para muitos outros. O SAC online também pode interagir com o perfil social da empresa, com prints de conversas inusitadas em que o cliente se surpreende positivamente com o atendimento.

Como administrar o atendimento nas redes sociais?

Seguindo os requisitos para a elaboração do SAC 2.0 da empresa, uma equipe multidisciplinar estará apta para fazer buscas constantes das menções da empresa nas redes sociais, conversar com o cliente (com a linguagem apropriada) e, principalmente, agir de forma rápida.

As redes sociais devem ser sempre monitoradas, pois o efeito de uma menção negativa pode ser enorme, e assim como os demais canais de atendimento, precisam ter métricas de análise e planejamento. É preciso lembrar que a presença nas redes sociais é um grande fator para o aumento das vendas, pois caracteriza a imagem da empresa em um dos ambientes onde os clientes estão mais relaxados.

O SAC 2.0 é um importante passo para a melhoria do relacionamento com o cliente e deve ser visto como uma etapa fundamental da experiência de compra do cliente, pois permite conseguir muito mais respostas quanto à satisfação com os produtos vendidos ou serviços prestados. Lembre-se também de que o SAC 2.0 não substitui os outros canais, e muitos clientes ainda preferem fazer ligações para resolver suas insatisfações.

Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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