Televendas

Saiba a importância de atualizar a base de contatos no call center

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Escrito por Reynaldo Garcia

Raul atua como operador de telemarketing em uma média empresa que vende eletroeletrônicos por telefone e também em um site de e-commerce.

Em apenas uma manhã de trabalho, ele ligou para dez pessoas que já tinham mudado de número, causando muitas reclamações por parte de quem atendeu as chamadas.

O que era para ser a apresentação de um novo produto para clientes promissores acabou se transformando em algo que prejudicou a imagem da empresa com várias pessoas em pouco tempo, inclusive gerando reclamações nas redes sociais por parte de quem se achou incomodado.

E o motivo para este transtorno foi justamente a existência de uma base de contatos desatualizada no sistema da empresa.

Para evitar que situações como esta aconteçam com o seu negócio, vamos mostrar neste post 4 dicas que devem ser levadas em conta para a sua rede de contatos ficar sempre muito bem atualizada. Quer saber mais? Então, venha com a gente!

1. Fidelize seus clientes

Primeiramente, uma boa base de contatos não necessita de muitos dados sobre os clientes. Nome, sexo, telefone e e-mail já são suficientes.

Entretanto, saber a data de aniversário, endereço, histórico de compras e preferências são diferenciais para postagens mais pessoais, estreitando o relacionamento com o cliente.

Invista no marketing de conteúdo para aumentar o tráfego em seu site e blog, aumentando consideravelmente tanto os acessos quanto o envio de newsletters.

Dessa maneira, os clientes que se identificam com os produtos comercializados sempre ficarão bem informados sobre as novidades, podendo realizar novas compras por meio dos contatos, seja via e-mail ou telefone.

Trata-se de uma fidelização dos clientes que traz bons resultados. Mas é preciso seguir algumas regras para não prejudicar a imagem da empresa, como mostraremos a seguir.

2. Tenha uma política de permissão na base de contatos

Como muita gente não gosta de receber e-mails ou telefonemas de empresas oferecendo produtos, é importante aplicar uma política de permissão antes de fechar o cadastro com algum cliente.

Dessa maneira, o consumidor será o responsável pela autorização do envio de informações sobre vendas, conteúdos relacionados à área de atuação, assim como promoções e novidades contidas no negócio.

E sempre lembre-se de manter o sistema bem atualizado para evitar problemas como o vivenciado pelo Raul. Ponto que constará em nossa terceira dica.

3. Mantenha os cadastros atualizados

Bases de contatos bem alicerçadas são feitas em sistemas que possuem ferramentas para atualizações.

Existem várias plataformas bem dinâmicas e com funcionamento didático e acessível. É preciso investir nas capacitações dos colaboradores para que aprendam bem a lidar com as atualizações, excluindo os clientes inativos ou que não são ideais ao seu negócio.

Tanto e-mails quanto telefones novos podem ser obtidos por meio de newsletters assim como postagens nas redes sociais solicitando informações quando houver mudanças.

Crie promoções e incentive os clientes fiéis, além dos novos, a compartilhar o nome da empresa, desenvolvendo um marketing que certamente renderá em mais contatos.

Mantendo uma base de contatos bem atualizada e segmentada, sua empresa poderá lançar campanhas promissoras.

4. Realize campanhas pelo call center

Tendo uma base de contatos sólida, bem segmentada e atualizada, a sua empresa poderá realizar diversas campanhas por meio do call center, sem falar dos outros meios de comunicação.

Dessa forma, a abordagem ficará direcionada. Investindo nos perfis conhecidos dos clientes existentes em sua base de contatos, as chances de sucesso de uma campanha de marketing aumentarão consideravelmente.

Ou seja, atualizar os cadastros é um requisito de suma importância para o seu negócio crescer e ganhar cada vez mais espaço no mercado.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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