Cobrança

Saiba como colocar em prática as 4 melhores estratégias de cobrança

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Escrito por Reynaldo Garcia

Todo gestor que busca ser um verdadeiro líder em sua empresa precisa procurar formas de conseguir continuar evoluindo seus conhecimentos para que seja possível implementar novas metodologias que permitirão melhores resultados.

Se você se encaixa em um desses tipos de gestores e quer sempre se manter no caminho correto do aprendizado, separamos algumas das melhores estratégias de cobranças. Elas ajudarão você e sua equipe a conseguirem mais assertividade e retorno neste desafio.

1. Seja cordial sempre

A posição de devedor é uma situação extremamente desagradável para a maioria das pessoas. Seja qual for o tipo de débito, esta condição por si só já promove uma grande carga de constrangimento.

Por isso, quando se busca um contato com um consumidor é fundamental manter uma postura cordial e muito educada. Pode ser até que ele se sinta desconfortável e venha a tomar uma posição mais agressiva e enérgica. Ainda assim é preciso que o contato conduzido pelo seu pessoal seja respeitoso e nunca saia do tom profissional.

2. Conheça os detalhes

Além de encontrar devedores que talvez possam querer distorcer informações ou mesmo tentar conseguir algum tipo de vantagem omitindo detalhes, forçando uma negociação mais desproporcional, sua equipe, com certeza, encontrará pessoas que não sabem da sua real situação.

A falta de controle e o baixo entendimento sobre as dívidas pessoais são fatores comuns a todos os tipos de consumidores inadimplentes. Por isso, é de extrema importância que você consiga providenciar aos seus atendentes informações completas e atualizadas.

Somente assim eles terão condições de conduzir a conversa para caminhos que interessem às duas partes.

3. Forneça alternativas em suas estratégias de cobrança

Apesar de se tratar essencialmente de dinheiro, existem várias formas de se quitar uma dívida. Cada uma delas acaba podendo funcionar com um perfil diferente de devedor.

Em alguns casos um desconto bem persuasivo pode funcionar para livrar o consumidor do débito de uma vez e deixar tudo acertado. Em outros, pode ser que exista uma dificuldade na quitação, mas o parcelamento proporcione a solução.

Nesta última hipótese o cliente que pode estar procurando manter-se adimplente, consegue atingir este objetivo e seguir sua vida sem restrições de crédito, por exemplo.

4. Mantenha o foco no problema

Qualquer tipo de negociação, principalmente as mais delicadas, deve ter o foco da conversa totalmente voltado para o problema a ser resolvido, nunca nos participantes da discussão.

Assim, juízos de valores e comentários impertinentes são deixados de lado tanto quanto possível. Mantendo a atenção sempre voltada para a situação a ser resolvida e as formas que se têm de encontrar uma solução comum ganham mais efetividade.

Além disso, o tempo que se perde e a energia gasta para tratar de qualquer outra coisa são economizados.

Seguindo estas estratégias de cobrança, as chances da sua empresa conseguir ter melhores resultados serão bem maiores. Repasse-as à sua equipe e oriente a todos como deve ser feito.

Lembre-se de ressaltar os benefícios de cada um destes pontos e, caso queira aprofundar ainda mais no assunto, leia nosso conteúdo sobre as 7 técnicas para acertar na cobrança por telefone!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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