Call Center

Saiba como driblar a sazonalidade no seu contact center

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Escrito por Reynaldo Garcia

O planejamento é uma ação cada vez mais importante para as empresas. Isso porque é necessário estar preparado para enfrentar as oscilações do mercado. Um bom exemplo é a questão da sazonalidade no contact center.

Há períodos em que os clientes têm menos interesse em adquirir produtos e serviços de uma empresa. Neste post, vamos mostrar ações para o call center estar mais preparado para bater metas, mesmo nos períodos de demanda mais baixa. Confira!

Tenha uma equipe sempre disposta a vender

Não adianta ter equipamentos modernos e soluções tecnológicas para analisar o comportamento dos clientes, se os funcionários não estão preparados para ter um bom relacionamento com o público-alvo.

Por isso, é fundamental investir em capacitações voltadas para aperfeiçoar as técnicas de vendas. Também é necessário ter uma comunicação eficiente com os colaboradores. A medida é uma forma de motivar e engajar a equipe, o que é valioso na busca por resultados mais expressivos.

Quando os funcionários compreendem os objetivos da empresa e conhecem todos os detalhes dos itens oferecidos, maiores são as chances de conquistar os consumidores e de fidelizá-los.

Saiba como se comunicar com os clientes

É preciso convencer um consumidor a investir nas mercadorias e serviços de uma empresa. De que maneira isso é viável? O primeiro passo para atingir essa meta é ter uma relação de respeito com os clientes. Além de analisar o melhor momento para entrar em contato, é indicado adotar uma linguagem clara e objetiva sobre as vantagens de um produto.

Sem dúvida, é importante conhecer o cliente para fazer ofertas interessantes. Mas o excesso de perguntas pode incomodar o consumidor e fazê-lo desistir do negócio. Por isso, os atendentes precisam ter sensibilidade, atenção e raciocínio rápido para terem uma boa comunicação e serem bons vendedores.

Aposte na tecnologia para enfrentar a sazonalidade no contact center

Gerenciar as informações dos clientes é crucial na elaboração da estratégia de vendas, cujo foco é conseguir uma alta lucratividade durante o ano.

Por isso, a tecnologia está sendo cada vez mais relevante para as empresas de call center. Hoje, muitas organizações estão adotando o Big Data para analisar a postura dos clientes em diversos canais, como telefone, e-mail, chat dos sites corporativos e redes sociais.

Com dados precisos e atualizados sobre os consumidores, é possível fazer ofertas personalizadas e promoções que possam manter as vendas em um nível satisfatório.

Outro recurso que pode ser adotado é o Business Intelligence (BI). Essa solução propicia gerar relatórios de desempenho da equipe de contact center. A iniciativa possibilita verificar os funcionários com melhor performance, os períodos com vendas mais elevadas e eventuais falhas no atendimento.

Esses dados são imprescindíveis para explorar melhor o potencial da equipe e adotar ações para aumentar a produtividade dos empregados.

Defina metas que estimulem os colaboradores

Treinamentos executados corretamente, uma política de comunicação eficiente com todos os públicos e investimento em tecnologia são primordiais para uma empresa evoluir. Porém, esses fatores apenas serão relevantes para o desempenho, caso os empregados estejam motivados.

Para isso, devem ser elaboradas metas viáveis de serem concretizadas. Imagine um curso preparatório on-line para concursos públicos que pretende elevar o número de alunos. Nesse caso, o ideal é que o contact center tenha objetivos a serem cumpridos mensalmente para captar clientes.

Além disso, as metas devem ser realistas e compatíveis com a demanda por essa modalidade de curso. Se isso não for realizado, os colaboradores ficarão desmotivados, o que afeta negativamente nos resultados.

Se você deseja ter mais informações para superar a sazonalidade no contact center, assine agora mesmo a nossa newsletter. O conhecimento é fundamental para superar novos desafios!   

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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