Gestão

Saiba como fazer gestão de clima organizacional no call center

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Escrito por Reynaldo Garcia

Sem a gestão adequada, certamente o cenário no call center pode sair do controle. Afinal, estamos falando de uma área em que existe a competição natural entre vendedores, a busca implacável por resultados e, é claro, a cobrança por parte dos clientes. Com isso, muitas vezes o gestor não consegue lidar com a situação, e o resultado é um clima organizacional negativo.

Mas, felizmente, existe solução para o problema. São muitas as técnicas e ações que podem ser realizadas pela organização para mitigar esse tipo de situação e garantir um clima muito mais satisfatório para os colaboradores. É justamente sobre esse tipo de gestão que vamos abordar neste post. A seguir, descubra como melhorar o clima da sua empresa!

Realize uma pesquisa de clima

A pesquisa de clima é o primeiro passo para quem deseja desenvolver um clima organizacional mais sadio. Afinal, é justamente com as informações obtidas que você pode realizar ações mais precisas, focadas nos problemas reais dos seus colaboradores.

Esse tipo de pesquisa ajuda a avaliar o clima interno em suas inúmeras facetas. Pode compreender a relação dos colaboradores com gerentes e supervisores, a relação entre colegas e até questões ligadas à estrutura e à cultura da empresa.

Desenvolva a estrutura da empresa

Pode não parecer, mas a estrutura da empresa pode fazer toda a diferença no clima organizacional. Normalmente, empresas em que existe uma divisão entre os colaboradores e os gerentes e supervisores, como portas de gabinetes sempre fechadas, por exemplo, acabam gerando uma divisão entre a gestão e os profissionais, o que é nocivo para o ambiente interno.

Além disso, é sempre importante contar com um espaço destinado exclusivamente para o lazer. Sim, estamos falando de profissionais que vivem uma pressão constante por resultados e, portanto, seria interessante oferecer um espaço onde possam relaxar.

Dê feedbacks com frequência

Pode ter certeza de que a melhor ferramenta de comunicação entre gestores e os colaboradores são os feedbacks. É nesse momento que temos a oportunidade de conhecer a realidade do profissional e passar para ele dicas importantes para que possa desenvolver sua carreira.

Ao contrário do que muitos pensam, o feedback não é algo negativo do ponto de vista do colaborador. Ele quer aprender e saber como realizar o seu trabalho da melhor forma possível. É papel do gestor, portanto, fazer com que esse momento seja proveitoso e não ofensivo para quem está do outro lado da comunicação.

Incentive as lideranças

Por fim, é muito importante mencionar o papel da liderança em todo o processo. Gestores, gerentes e supervisores precisam agir como verdadeiros líderes, ou seja, participar ativamente da rotina dos colaboradores. Assim, servirão como uma referência, uma figura de inspiração para os demais profissionais.

É preciso, no entanto, separar os conceitos de chefe e líder. Chefes são aqueles que possuem um cargo de hierarquia superior na organização, o que não significa, necessariamente, que são encarados como líderes.

Esses, por outro lado, são reconhecidos pelo grupo pela sua capacidade de motivar as equipes e se preocupar com questões que envolvem a gestão de pessoas, como o clima organizacional.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir o nosso post e aprender os 5 benefícios do uso da régua de relacionamento em call centers?

 

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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