PABX

Saiba como a instalação de um Pabx pode automatizar as tarefas da sua empresa

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Escrito por Reynaldo Garcia

A implementação de um sistema PABX é uma solução eficiente para demandas crescentes nos serviços de comunicação interna de uma empresa. O sistema PABX é uma rede de telefonia privada, que permite a conexão entre distintos ramais dentro da empresa. Além de melhorar a comunicação, a presença do PABX ajuda na organização, no atendimento aos clientes e na redução de custos com telefonia convencional.

A automatização é uma das vantagens da instalação de um sistema PABX, em especial o virtual. Num call center, por exemplo, é possível agilizar o atendimento aos clientes de maneira simples, criando um serviço de autoatendimento ou de encaminhamento, e estes são apenas alguns exemplos.

Conheça, a seguir, os benefícios de possuir um sistema PABX em sua empresa:

Tipos de PABX

Há sistemas distintos de PABX, dos mais antigos aos mais recentes. O analógico e o digital, por exemplo, requerem infraestrutura própria dentro da empresa, como cabos e terminais, e manutenção constante.

O PABX IP, por sua vez, é mais moderno, e permite a conexão de distintos dispositivos dentro da mesma rede além de telefones comuns, como celulares e notebooks.

Esta conexão feita pela internet é chamada de VoIP, ou Voz sobre IP. Um centro de processamento de dados é necessário, mas a manutenção remota reduz os custos em comparação com os sistemas mais antigos.

Para empresas que já possuem sistemas antigos, é possível atualizá-lo para um sistema híbrido, que faz uso de elementos dos três sistemas – analógico, digital e IP – e se adapta à necessidade momentânea utilizando o melhor recurso de cada sistema para o serviço em uso.

Para empresas que buscam o que há de mais moderno, o sistema PABX Virtual é a melhor opção. Apesar de possuírem basicamente os mesmos recursos, sua diferença em relação ao PABX IP é o fato de não fazer uso de um centro de processamento de dados. Ele funciona inteiramente por meio da nuvem, ou seja, em servidores externos. Isto reduz os custos com investimento e manutenção, além de poupar espaço dentro da empresa.

PABX e automatização

Há vários recursos do PABX que auxiliam na automatização. O uso de atendimento eletrônico, por exemplo, é útil na hora de direcionar as ligações que a empresa recebe de maneira eficiente. Ao fazer a chamada, o cliente irá escutar uma mensagem de boas vindas e serão dadas diferentes opções.

É possível eliminar totalmente a necessidade de um atendente em alguns casos, pois a presença de um menu de serviços automatizados permite que alguns serviços sejam realizados durante o atendimento automático, como a solicitação de uma segunda vida. A inserção de gravações é outro benefício, informando ao cliente os horários de funcionamento ou outros telefones de contato.

Os sistemas mais recentes também possibilitam que o gestor reúna informações sobre a utilização do sistema, como dados sobre as chamadas recebidas e duração, de maneira simples. Com estes dados em mãos, o gestor é capaz de melhorar o serviço. Ligações longas ou recorrentes pode ser sinal de possíveis pontos a melhorar em uma equipe ou em um colaborador da empresa.

Para quem não quer ficar para trás, contar com um sistema PABX em sua empresa faz toda a diferença.30

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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