Televendas

Saiba como montar e usar um script de vendas por telefone!

saiba-como-montar-e-usar-um-script-de-vendas-por-telefone.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Abordar um cliente por telefone, às vezes, exige muito além que uma boa lábia. Para alguns, inclusive, essa tarefa não é nada fácil, criando um momento de tensão e pânico.

Entretanto, não há motivo para se desespero — afinal, existem simples ações que não só facilitam o trabalho como também geram excelentes resultados. Elaborar e usar um script de vendas por telefone, por exemplo, é um recurso extremamente eficaz.

Para ajudar nessa tarefa, apresentamos abaixo como a sua equipe de call center pode criar um roteiro de vendas campeão, capaz de fidelizar o consumidor e, claro, efetivar o negócio. Confira:

Conheça melhor o público

O primeiro passo para desenvolver um script de vendas adequado é conhecer melhor o público-alvo, entendendo suas necessidades.

O intuito aqui é criar uma conexão real, promovendo uma experiência única para o cliente, que ajudará a equipe do call center a compreender as expectativas dele.

Lembre-se de que o público não é uma massa homogênea, que responderá igualmente aos estímulos. Pelo contrário: cada indivíduo é único e por isso deve ser tratado de um modo exclusivo. Essa é a máxima de quem lida diretamente com o público.

Capriche na apresentação

Após o cliente atender à ligação, deve-se abordá-lo com gentileza, realizando o devido cumprimento, além de apresentar o nome do colaborador e da empresa. Informe, ainda, o motivo da ligação.

A entonação da voz é um item que merece atenção redobrada nesse momento. Pense só: você prefere conversar com alguém que se mostra empolgado ou com uma pessoa que tem um tom de indiferença? A resposta é óbvia, certo? Então, explique para a sua equipe que ser simpático é fundamental.

Tenha uma abordagem direta

Com as inúmeras obrigações do cotidiano, as pessoas têm se tornando cada vez mais ocupadas e por isso não podem perder tempo, muito menos passar horas no telefone. Então, ao realizar o contato por telefone, dê preferência para uma abordagem direta.

Não faça rodeios: vá direto ao ponto e mostre para o cliente como aquele serviço ou produto vai fazer diferença na vida dele.

Além do mais, aposte em uma linguagem acessível, garantindo que todas as informações serão transmitidas corretamente. O importante aqui é fazer com que o público compreenda a sua mensagem de forma transparente e clara.

Foque no cliente e não na empresa

Um dos equívocos dos atendentes de call center é pensar que abordagens que contemplam exclusivamente as qualidades da empresa surtirão efeitos. Assim, não são raros os casos em que eles evidenciam somente a marca, abordando temas desnecessários e que não cativam o consumidor.

Por isso, sempre que for montar e usar um script de vendas por telefone tenha em mente que o foco é o cliente. Portanto, deve-se criar um roteiro que mostre sobretudo o quão benéfico é a contratação de determinado serviço ou a compra de certo item. Mas faça isso sem pressioná-lo.

Para não ter erro, saiba se colocar no lugar do consumidor, pois nada melhor que essa atitude para entender de fato o que ele está esperando ao receber esse tipo de ligação.

Inclua uma saudação final no script de vendas por telefone

Mesmo que a venda não seja efetivada, a equipe precisa ser educada e se despedir com cordialidade do cliente, afinal educação é sempre bem-vinda, independentemente da situação.

Além do mais, se o time tiver feito tudo certo existe grande possibilidade do cliente ainda fechar negócio em uma próxima oportunidade.

Acredite: seguindo à risca as dicas citadas, a sua equipe estará muito mais preparada para consolidar a venda, oferecendo um tratamento de destaque, marcado pela excelência do atendimento.

Agora que você já sabe como montar e usar um script de vendas por telefone, que tal deixar sua opinião sobre o conteúdo? Ele foi útil e esclareceu suas dúvidas? Compartilhe conosco a sua impressão!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

2 comentários

  • Olá bom dia Reinaldo, esse é a primeira vez que acesso o seu canal, e agora o seu blog.
    gostei bastante. Tenho 50 anos, e estou estudando à possibilidade de ser um cal center… enviei um currículo para uma empresa do ramo, mas preciso aprender. Sou bastante comunicativa, mas sei que isso não basta, e penso que posso aprender muito com você. desde já muito obrigado!!!

Deixar comentário.

Share This
Navegação