Gestão

Saiba como motivar bem equipes de call center!

saiba-como-motivar-bem-equipes-de-call-center.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Não é incomum que algumas empresas invistam em suas estruturas ou aumentem o quadro de funcionários quando buscam melhores resultados no call center, mas, ao mesmo tempo, desconheçam que saber como motivar equipes pode ser a solução mais inteligente.

É o mesmo que investir em um carro com motor muito potente, mas não usar o combustível adequado. Ele nunca renderá todo o seu potencial, assim como um call center com tecnologia de ponta e funcionários desmotivados.

Neste post, elencamos 5 estratégias para motivação de equipes de call center que são realmente efetivas. Se o seu call center está precisando de um novo combustível motivacional, sua resposta está aqui!

Dê um propósito e valorize a força de trabalho

Um operador que se sente valorizado e parte essencial para o sucesso de um projeto, é muito mais produtivo e comprometido com a empresa.

É preciso demonstrar consideração e valorizar a força de trabalho dos profissionais do call center, seja oferecendo oportunidades de crescimento, envolvendo-os no desenvolvimento de treinamentos ou dando mais autonomia na resolução de demandas dos clientes.

Além disso, traçar uma meta geral e envolver a equipe na busca desses resultados é uma maneira de motivá-los a melhorarem suas performances e manterem-se unidos.

Veja o call center como um celeiro de talentos

Outra maneira de valorizar o time do call center é criar calendários de treinamentos e desenvolvimento profissional que favoreçam suas atividades atuais e, ao mesmo tempo, sejam passíveis de serem aproveitadas em outras áreas.

Entre suas consequências é possível identificar uma melhora imediata do atendimento e a capacitação dos operadores para outras funções, o que permite que talentos profissionais sejam retidos e aproveitados em recrutamentos internos.

Quando a perspectiva de crescimento fica clara, o nível motivacional fica muito mais latente.

Crie um programa de incentivo envolvente

Estipular metas individuais e por equipe também pode ajudar na motivação das equipes.

Elas fazem com que os atendentes estejam sempre buscando suas melhores performances e também que a equipe esteja em sintonia e unida para conquistar as premiações ofertadas.

Tais premiações, inclusive, podem ser flexíveis, permitindo que os ganhadores tenham duas ou mais opções para escolherem a recompensa mais compatível com suas necessidades e desejos.

Cultive a cultura de dar e receber feedbacks

Fechando o ciclo do desenvolvimento profissional, oferecer feedbacks é muito válido para que os atendentes compreendam quais são seus principais pontos de desenvolvimento.

Essa preocupação demonstra que a empresa também se preocupa com a evolução profissional do operador, estreitando o relacionamento entre eles.

Também tem grandes efeitos motivacionais pedir a equipe feedbacks sobre regras da empresa, seus superiores e demais temas que se relacionem com sua rotina de trabalho.

Isso demonstra, além de tudo, que a opinião dos operadores é necessária e respeitada dentro da empresa.

Pergunte-se sempre como motivar equipes de forma inovadora

Assim como os profissionais evoluem e as ferramentas e recursos do call center mudam ao longo do tempo, a forma de motivar uma equipe também.

A fórmula de motivação que obteve grande sucesso no passado pode não ter o mesmo resultado se novamente aplicada, pois estará tratando com pessoas diferentes e em ambientes de trabalho variados.

Buscar consultorias e profissionais que possam auxiliar e encontrar soluções inovadoras de motivação para a realidade do call center é muito importante para o sucesso da operação.

Em outras palavras, saber como motivar equipes é um conhecimento que precisa estar em constante evolução e faz parte das obrigações dos gestores do call center.

Além de reduzir o absenteísmo, encontrar talentos profissionais, saber como motivar equipes também pode fazer com que a produtividade da equipe seja potencializada. Quer saber como? Então continue sua leitura descobrindo como a gestão de pessoas impacta no aumento de produtividade!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação