PABX

Saiba como o uso de um Pabx pode tornar-se um diferencial na sua empresa

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Escrito por Reynaldo Garcia

Quando sua empresa é pequena, você pode conseguir se virar com uma única linha telefônica em seu escritório. Mas, à medida que sua empresa cresce e você precisa adicionar mais telefones para a equipe, as coisas podem ficar complicadas.

Com mais linhas telefônicas e mais números de telefone, tanto a complexidade quanto as despesas podem crescer. Felizmente, há uma tecnologia que pode gerenciar essa situação: o PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou troca automática de ramais privados).

Esse é um termo sofisticado para uma forma de vincular todos os telefones de uma empresa ou de vários locais. Se você estiver pronto para crescer e precisa de mais telefones em seus escritórios, precisará aprender mais sobre PABX.

Os sistemas modernos são informatizados e alguns até operam pela Internet. Embora isso possa parecer complicado, a verdade é que essa tecnologia de ponta realmente torna os sistemas telefônicos mais fáceis de gerenciar. Não só isso, mas os sistemas de PABX mais recentes também são mais baratos do que você imagina.

Você pode melhorar o atendimento ao cliente e reduzir seus custos, tornando as práticas de trabalho mais flexíveis usando um sistema de PABX. Continue lendo para descobrir os principais benefícios desse sistema de telefonia revolucionário.

Melhora das comunicações Internas

Talvez você não saiba que, mesmo quando estiver ligando para outro número em seu escritório, a ligação pode acarretar uma cobrança. Com um sistema PBX, as chamadas internas são roteadas dentro da sua empresa e não tem custo!

É importante notar que, embora você possa se preocupar com o fato de uma central telefônica privada ser cara, existem sistemas de telefonia PABX para pequenas empresas. Você não precisa pagar por um sistema telefônico de alta qualidade para obter esses benefícios.

Controle centralizado

Um sistema telefônico PABX pode fornecer recursos de atendimentos que permite que todas as chamadas que entram nos telefones da sua empresa sejam acessadas por um único número. Isso significa que, em vez de incluir uma longa lista de números de telefone individuais em anúncios, você poderia listar apenas um número.

Além disso, com um sistema telefônico PABX, as chamadas recebidas não bloqueiam outras chamadas. Sua equipe pode discar e fazer chamadas mesmo quando outras ligações ainda conectadas.

Automação

Uma das vantagens de um sistema de telefonia PABX é que você não precisa contratar uma recepcionista para atender chamadas. Você provavelmente ligou para uma empresa e ouviu as instruções do “atendedor automático” direcionando-o para discar um número específico para um serviço específico — isso, provavelmente, era um sistema PABX.

Roteamento de chamada flexível

Os sistemas telefônicos PABX têm muitos recursos que você não recebe em um telefone padrão. Por exemplo, você pode estar esperando por uma ligação importante, mas ser convidado para uma reunião urgente em outro escritório no prédio.

Você pode programar seu telefone para que o sistema PBX encaminhe suas chamadas para outro telefone, se você não atender dentro de um determinado número de toques. Esse recurso pode ser amplificado para encaminhar suas chamadas para outros telefones ou encaminhar chamadas para o correio de voz.

Monitoramento de custos

Os sistemas telefônicos PABX mantêm registros de todas as chamadas recebidas e efetuadas. Ser capaz de ver quantas chamadas sua empresa recebeu é um recurso que não está disponível em telefones convencionais.

Essa função de relatório permite ver quais departamentos estão realizando mais chamadas e quais ramais têm utilizado mais o telefone. Você pode descobrir que algumas extensões quase nunca recebem chamadas, enquanto outras não apenas estão constantemente ocupadas, mas têm filas de chamadas esperando para serem atendidas.

Os relatórios de uso ajudam você a ajustar a alocação de telefone para obter um retorno ideal para seu investimento em aparelhos. Você também pode ver se os funcionários estão fazendo ligações pessoais e quanto tempo dura cada ligação para ver quem está sendo mais eficiente e quem pode estar perdendo tempo e dinheiro.

Viu só como o PABX é um recurso indispensável para qualquer empresa? Então entre em contato e descubra como implementar uma revolução nos seus serviços de telefonia e call center!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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