RH

Saiba como reter os melhores talentos em um call center

saiba-como-reter-os-melhores-talentos-em-um-call-center.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Antes de saber como reter talentos profissionais em um call center, é preciso entender porque isso é importante para o sucesso da operação e quais são as características e habilidades que definem um funcionário talentoso e digno de todo o esforço.

Gestores de call center sabem que altos salários são inviáveis para reter e motivar os bons operadores pelo custo que está medida representaria, assim como também reconhecem que o ambiente de trabalho e as atividades nas centrais de atendimento podem ser desgastantes.

Então, a questão é: com desafios tão grandes, é possível reter talentos no call center com medidas eficientes e que não encareçam a operação a ponto de inviabilizá-las? Continue lendo para saber.

Saiba por que reter talentos e como identificá-los

Encontrar profissionais diferenciados em uma operação de call center não é muito complicado, considerando que diariamente diversas métricas são analisadas individualmente.

Mas não são apenas os resultados que definem um profissional talentoso. O potencial de desenvolvimento e a totalidade das habilidades de um profissional podem não ser evidenciados em seus resultados numéricos.

Fique atento à forma como o operador interage com a equipe, seu envolvimento nos treinamentos, disponibilidade para tarefas mais complexas e engajamento.

Profissionais talentosos são fundamentais para o sucesso da operação, pois elevam o nível de qualidade, tornam-se referência para outros profissionais e sua experiência e visão podem ser aproveitadas em outros cargos e setores posteriormente.

Crie um ambiente agradável para o call center

Um ambiente agradável não é composto por enfeites coloridos nem uma decoração austera e fria. Ele precisa traduzir a identidade da empresa com respeito à diversidade de perfis que cada operador pode ter, além de atender a todas as Normas e Leis vigentes.

Cada profissional tem uma resposta diferente a campanhas motivacionais e para que todos se sintam confortáveis e relaxados, o ideal é respeitar as particularidades de cada um e permitir um certo nível de personalização da PA para cada operador. Ou seja, nenhuma imposição.

Envolva os operadores em tomadas de decisão

Um operador talentoso pode ser motivado com oportunidades de aprendizado e envolvimento com decisões mais complexas. Instituir comissões internas de operadores para projetos específicos estimula suas outras habilidades e demonstra que a empresa reconhece suas potencialidades.

É possível criar comissões para festas, para testes de novos softwares ou equipamentos, por exemplo, mas sempre respeitando o horário de trabalho.

Institua um RH estratégico para reter talentos

O call center precisa de um RH com largo conhecimento das suas necessidades e particularidades e que atue nas tomadas de decisão, e não apenas dando suporte secundário.

Um RH estratégico é fundamental para o call center, pois as tecnologias utilizadas nas operações não diferenciam mais uma empresa de suas concorrentes, mas sim o capital intelectual.

Com esta premissa, os setores de RH inovadores fazem a gestão do capital humano valorizando as potencialidades dos funcionários, o que é percebido na qualidade final do atendimento e também no clima organizacional.

Promova a importância do operador de call center

Para que um profissional talentoso permaneça na equipe, é preciso fazer com que ele compreenda a importância do trabalho que executa. Por isso, além dos treinamentos motivacionais e técnicos, a empresa também deve abordar a importância do operador de call center e trabalhar a valorização deste profissional.

Se ele se sentir importante para a empresa e tiver orgulho do trabalho exercido, será mais feliz profissionalmente.

Cultive a importância dos treinamentos

Treinamentos de reciclagem e motivacionais nem sempre são encarados com muito ânimo pela equipe, mas além de fonte de conhecimento, os treinamentos são momentos de interação e demonstração das potencialidades que o operador deseja que sejam reconhecidas.

Por isso, cultive a importância dos treinamentos anunciando para a equipe como algo agregador para seus desenvolvimentos profissionais, e não apenas para a qualidade da operação.

Use cases de profissionais de sucesso que extraíram desse momento não apenas o conhecimento técnico, mas também oportunidade de crescimento profissional.

Estas atitudes não só vão aumentar a capacidade do call center de reter talentos, como também vão criar o status de uma empresa desenvolvedora de talentos.

Gostou destas estratégias? Então, assine nossa newsletter para ficar por dentro de muitas outras!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação