Atendimento

Saiba como usar 5 técnicas de pós-venda por telefone

saiba-como-usar-5-tecnicas-de-posvenda-por-telefone.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Técnicas de pós-venda podem produzir uma série de resultados lucrativos para o call center, mas quando não são aplicadas em sua integralidade, tornam-se processos burocráticos e inúteis.

Qual o objetivo da empresa ao ligar para o cliente e questionar sua satisfação com o produto? Garantir a experiência positiva de consumo para o cliente é uma delas, mas só pedir esse feedback não é suficiente.

Isso faz sentido na gestão do seu call center? Então, acompanhe neste post 5 maneiras de montar estratégias para o pós-venda compatíveis com o planejamento da empresa e que garantam resultados incríveis de vendas.

1. Peça feedbacks específicos

Durante ações de pós-vendas é possível questionar o cliente sobre o serviço recebido no call center, se as promessas e argumentos utilizados durante a venda foram cumpridos, se houve atraso na entrega ou se ele recomendaria os serviços para outra pessoa.

Cada uma dessas abordagens produz informações estratégicas distintas para o gestor e devem ser escolhidas de acordo com as necessidades do planejamento traçado.

Ao questionar sobre a intenção de indicar o serviço para terceiros o atendente pode se oferecer para fazer os contatos futuros, por exemplo.

Nesse caso, a estratégia do pós-venda terá o foco em aumentar a base de clientes qualificados, pois os indicados terão algumas afinidades com os atuais clientes.

2. Ofereça descontos e amostras dos produtos

Alguns produtos e serviços são usados com menor frequência pelos clientes, mas nutrir o relacionamento com o cliente durante o intervalo de compras garante que ele mantenha-se fiel à empresa.

Uma empresa de seguros veiculares pode ligar no meio da vigência da apólice de seus clientes para oferecer um produto que aumenta a proteção de vidros, enviando amostras do ou descontos especiais para sua compra, por exemplo.

3. Monitore as redes sociais

As redes sociais fazem parte do cotidiano dos clientes, e algumas vezes eles acabam publicando impressões sobre produtos e serviços na internet em vez de relatarem para os SACs e centrais de atendimento das empresas.

Por isso, existe uma grande necessidade de monitorar as redes sociais e tratar menções negativas e positivas com rapidez.

Buscar no sistema de atendimento os dados do cliente e responder o comentário com presteza é uma forma de resgatar o relacionamento com aquele cliente e melhorar a imagem com seus demais contatos.

E mesmo que a demanda tenha sido registrada nas redes sociais, fazer contato com o cliente pelo telefone torna a resolução mais pessoal e próxima do cliente, o que muitas vezes são as características que não foram oferecidas em um primeiro contato com ele.

4. Foque no sucesso do cliente

Se o cliente compra por meio do call center um celular com múltiplas funções, quer ter conhecimento sobre todas elas para decidir quais usar.

Focar no sucesso do cliente significa identificar suas necessidades, desejos e tomar ações em prol delas, até mesmo antes que os clientes.

Essa é uma das técnicas de pós-venda mais utilizadas por empresas que vendem licenças de softwares, pois sabem que quanto mais o cliente usufruir das facilidades do software, mais satisfeitos e ligados ao produto eles ficarão.

5. Crie técnicas de pós-venda exclusivas da empresa

Nada é melhor para os negócios e para os clientes do que a personalização dos serviços, e para as estratégias de pós-venda isso não é diferente.

Analisar o perfil do consumidor é um excelente primeiro passo, verificando, por exemplo, como ele se relaciona com a empresa, se está próximo de um dos pontos de venda, se têm horários onde prefere ser contatado etc.

Combinados durante a venda também podem sustentar novas técnicas de relacionamento pós-venda, como combinar uma data para fazer contato por telefone e nomear um representante interno para futuras dúvidas do cliente.

Com base nesses dados algumas abordagens de pós-venda podem ser criadas para conquistar o cliente, como a visita de um representante ou a criação de conferências por telefone com outros clientes que possam trocar experiências.

Ao utilizar técnicas de pós-venda, como as exemplificadas neste post, a empresa estará garantindo um bom relacionamento com o cliente e também uma fonte de informações estratégicas riquíssima e infindável para suas ações futuras.

Sua empresa analisa e utiliza as informações obtidas em ações de pós-venda? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua experiência!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação