Call Center

Saiba o que faz um operador de call center ativo

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Escrito por Reynaldo Garcia

Tomar a iniciativa. Como o próprio nome já diz, o operador de call center ativo é aquele que ao invés de aguardar a chamada do cliente com sua solicitação, liga para abordá-lo sobre algum assunto ou produto.

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Seja para ofertar produtos, negociar e fazer cobranças ou pesquisas de mercado, o operador de call center ativo tem uma rotina de trabalho diferenciada e que exige um perfil profissional específico.

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Acompanhe, neste post, as principais informações sobre este cargo e saiba como desenvolver sua carreira com bons ganhos e qualidade de vida.

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Requisitos para operador de call center ativo

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O profissional em busca de oportunidades como operador de call center encontrará vagas em empresas que mantém seu call center particular ou nas grandes empresas que terceirizam este serviço.

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Por isto, alguns requisitos podem mudar conforme o setor de atuação da empresa, mas no geral, o mínimo exigido é:

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    Segundo grau completo (ou cursando o último ano);

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    Ser maior de 18 anos;

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    Boa comunicação;

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    Conhecimentos de informática.

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Para operações multinacionais ou que envolvam venda de produtos financeiros, por exemplo, o domínio de outras línguas e certificados específicos podem ser exigidos.

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Rotina de trabalho do call center ativo

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A carga horária do trabalho do operador de call center ativo é de seis horas, com repouso regulamentado. As empresas possuem equipamentos de gestão de telefonia que deixam a atuação do operador cada vez mais automatizada e moderna, e por isto ele pode se concentrar apenas nas ligações, que são direcionadas para seu terminal de forma contínua.

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Na rotina do operador também estão os feedbacks, que servem para pontuar eventuais falhas no atendimento, e treinamentos sobre o sistema e os produtos ofertados, que servem para manter o nível de serviço satisfatório da operação.

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Dicas para se destacar no call center ativo

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A gestão de uma operação de call center está sempre buscando a qualidade do atendimento, e isto significa manter todos os operadores motivados e com um nível mínimo de qualidade.

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Para se destacar neste mercado, o profissional deve mostrar suas potencialidades além do esperado pelos gestores. Sendo assim, podemos citar algumas estratégias para se destacar:

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Invista em cursos e qualificações extras

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O operador de call center ativo é, antes de tudo, um negociador. Para vender um produto ou negociar uma dívida, ele precisa saber exatamente como abordar o cliente no primeiro contato, técnicas de negociação, argumentação e muitas outras habilidades que precisam ser adquiridas e reforçadas frequentemente.

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Crie suas próprias metas

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Atingir as metas propostas pela empresa é um bom resultado, mas superá-las é uma maneira explícita de se diferenciar e mostrar seu potencial. Analise as metas propostas pela empresa e veja em quais pontos você pode se destacar e em quais precisa melhorar. Depois, invista nestes aprendizados.

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Seja proativo

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Mostrar-se disposto para contribuir com a empresa, mesmo que aquilo não tenha um retorno imediato para você, essa é outra forma de se destacar. Enquanto a maioria dos operadores dedicam suas seis horas para atender e ir embora, você se oferecer para treinar novos atendentes, reformular um manual ou testar um novo equipamento, são formas de se destacar. Seja qual for a atitude proativa, ela demonstrará seu interesse pelo sucesso da empresa.

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Características do mercado de trabalho

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O mercado de trabalho de call center está em constante crescimento, por isto a oferta de emprego é sempre grande. E como as empresas de call center estão expandindo suas operações por todo Brasil para aproveitar benefícios fiscais, as oportunidades de emprego não estão mais concentradas nos grandes eixos comerciais.

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O salário inicial de um operador ativo de baixa complexidade é em torno de R$800,00, mas outros benefícios e até mesmo bonificações e remunerações variáveis podem aumentar este ganho. Operadores de call center de complexidade maior têm salário médio de R$1.200,00.

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Os call centers abrigam muitos profissionais que estão iniciando suas carreiras, mas não significa que a pouca idade e experiência são requisitos obrigatórios para ser operador de call center ativo. As empresas também absorvem um grande número de profissionais de meia idade por terem boas experiências comerciais, e também costumam valorizar os funcionários internos em eventuais recrutamentos para cargos gerenciais.

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Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

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Você já atua neste mercado ou está pensando em ingressar nele? Deixe seu comentário e nos conte as suas perspectivas!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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