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Treinamento de vendas por telefone: 5 dicas para colocar em prática

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Escrito por Reynaldo Garcia

Vender não é tão simples quanto parece. Hoje, os clientes estão mais exigentes e bem informados sobre os benefícios proporcionados por um produto. Por isso, o treinamento de vendas por telefone ganhou uma grande importância para as empresas.

Não basta apenas oferecer um serviço, mas também mostrar como ele pode resolver uma demanda e ser útil para o consumidor. Além disso, um vendedor corre um sério risco de perder um cliente em potencial, caso faça um telefonema oferecendo um produto de forma inadequada.

Com a intenção de alavancar as vendas por telefone na sua empresa, vamos apresentar 5 dicas valiosas para obter bons resultados neste post. Confira:

1. Incentive a participação dos líderes

Por mais experiente e competente que um profissional seja, a capacitação constante deve sempre ser levada em consideração. O ideal é que os gestores participem das atividades de qualificação junto com os funcionários.

Os líderes devem estar presentes em todas as etapas dos treinamentos. Assim, eles terão condições de mostrar para os funcionários como as informações repassadas na capacitação devem ser aplicadas no dia a dia.

É essencial que uma empresa tenha um foco no aprendizado constante. Muitas organizações acham que o treinamento é necessário apenas quando os resultados estão ruins. Para superar a concorrência e ganhar mais clientes, é crucial apostar na melhoria contínua

2. Elabore o conteúdo do treinamento de vendas por telefone

Inegavelmente, promover a capacitação dos funcionários é uma iniciativa muito importante para expandir as vendas. Contudo, um treinamento somente vai apresentar os resultados esperados, caso seja devidamente estruturado pelo instrutor em conjunto com os gestores e o Recursos Humanos da empresa.

A recomendação é que os assuntos a serem abordados sejam discutidos e aplicados em comum acordo entre RH e o profissional que dará a capacitação. A medida vai fazer com que o treinamento aborde tópicos que ajudem os funcionários a serem mais produtivos.

Também pode fazer que os empregados melhorem o relacionamento com os demais membros da equipe e com os clientes, o que é fundamental para manter um bom ambiente de trabalho e aumentar o faturamento.

3. Aponte exemplos que possam motivar a equipe

Abordar a teoria faz parte de qualquer treinamento. Se puder aliar informações relevantes com exemplos práticos, a capacitação pode influenciar ainda mais os funcionários. Por isso, é interessante mostrar situações que estão no cotidiano dos empregados.

Por exemplo, um atendente entra em contato com um cliente indeciso e o convence a fazer uma compra, utilizando as dicas mencionadas em um treinamento. Sem dúvida, é um caso de sucesso que pode ser perfeitamente explorado para motivar os participantes.

4. Mostre a importância de falar a linguagem do cliente

Um atendente deve estar seguro e bem informado sobre os benefícios oferecidos por um produto. Porém, isso não ajuda muito quando utiliza uma linguagem que não é compreendida devidamente pelo cliente.

Imagine um vendedor usando diversos termos técnicos para um consumidor totalmente leigo. Nesse caso, a possibilidade de a compra não ser efetivada serão bem elevadas. Para evitar essa situação, os atendentes devem ser capacitados a explicar as vantagens de uma mercadoria ou serviço, de acordo com as características de cada segmento do público.

5. Indique como perceber o interesse do consumidor

Com certeza, ninguém gosta quando um atendente insiste demais em oferecer um produto. Ficar com fama de vendedor chato é ruim não apenas para o profissional, mas também para a empresa.

Um bom treinamento deve mostrar que é necessário ter sensibilidade para verificar o interesse do consumidor em uma compra. Nem sempre uma pessoa está preparada para adquirir um serviço. É preciso buscar um atendimento personalizado que crie empatia entre o público e a organização.

Com planejamento, é possível obter excelentes resultados com treinamento de vendas por telefone. Se você está à procura de boas dicas para aumentar os lucros, assine agora a nossa newsletter. O conhecimento sempre faz a diferença!!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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