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Valorização profissional: como fazer no setor de telemarketing?

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Escrito por Reynaldo Garcia

A realidade de que os funcionários dos call centers vivem momentos diferentes em suas carreiras, torna o processo de valorização profissional ainda mais complexo para este setor.

Enquanto uns encaram o telemarketing como a primeira experiência profissional, outros vivem uma transição ou recolocação inesperada em suas carreiras. Soma-se ainda nesta equação diferentes idades e culturas em um ambiente com muita pressão por boas performances.

Então, como cativar e envolver funcionários em momentos profissionais tão distintos? E como diminuir o absenteísmo e o turnover com estas medidas? Reunimos algumas estratégias interessantes neste post. Confira:

Experimente a dinâmica de trabalho dos funcionários

O conceito de “cliente oculto” é usado para experimentar a realidade do atendimento oferecido aos clientes e identificar possíveis falhas.

Com esta mesma lógica, experimentar a rotina de trabalho dos funcionários é igualmente importante. Desta maneira, é possível identificar pontos críticos da gestão, quais tarefas são mais complexas e como eles se sentem com a pressão da rotina de trabalho.

Desempenhe o papel de coach para a equipe

Um coach auxilia seus coachees a se desenvolverem em determinadas áreas de suas vidas. Mesmo sem as credenciais de um coach, um gestor pode auxiliar seus funcionários a identificarem seus objetivos e estratégias para o crescimento profissional.

Além de criar um vínculo maior com cada membro da equipe, atuar mais diretamente em seus esforços de desenvolvimento permite que o gestor retenha talentos estratégicos para servirem de bons exemplos.

Foque em treinamentos e cursos externos de qualidade

Receber benefícios é um dos meios de valorização profissional mais claros para o funcionário, mas nem sempre o mais perene. Se o funcionário não recebe uma premiação regularmente, pode se sentir desmotivado e esquecer-se daquela injeção de motivação nos meses seguintes.

A valorização do conhecimento e a oportunidade de aprimorar conhecimentos, porém, é muito mais duradoura. Ao investir em treinamentos e cursos, com referência de qualidade no setor, o funcionário entende que a empresa está proporcionando um meio de agregar valor ao seu currículo profissional, por exemplo.

Escute as dificuldades dos funcionários

Se para um jovem funcionário lidar com tecnologias não parece um problema, para os mais maduros pode ser uma grande barreira.

Escutar as dificuldades e limitações de cada funcionário permite adequar as estratégias de gestão de pessoas e obter maior engajamento da equipe com sua própria melhoria.

Ao entender as dificuldades de cada um, o gestor também estará dando relevância para a opinião e situação de cada membro da equipe, que se sentirão mais valorizados pela empresa.

Ofereça oportunidades de crescimento

Depois de oferecer oportunidades de aprendizado e acompanhar o desenvolvimento de cada um dos profissionais, é preciso oferecer oportunidades para que eles sejam aproveitados internamente.

Isso demonstrará que seus esforços de aprendizagem não terão sido em vão e que eles têm potencial para cargos mais gerenciais.

Comemore as vitórias da equipe

Para que cada membro da equipe compreenda o valor de seu trabalho, reconhecer e comemorar os resultados da equipe e de cada funcionário é fundamental.

Seja por meio da comunicação interna ou até em comemorações informais fora do ambiente de trabalho, demonstrar gratidão e orgulho pelo trabalho da equipe contribui muito para a valorização profissional.

Estratégias de valorização profissional criam um ambiente enriquecedor no telemarketing, mesmo com todos os controles de metas e indicadores de performance. Ainda que cada profissional esteja vivendo um momento diferente em suas carreiras, este clima sempre favorecerá a autoestima de cada um.

Sua gestão está em constante mudança e conteúdos como estes contribuem para que você crie estratégias diferenciadas? Então, curta nossa página no Facebook! Assim, você recebe conteúdo de qualidade e estará em contato com os principais gestores do setor!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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