3 motivos para melhorar o atendimento do suporte ao cliente

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Com o aumento da competitividade no mercado, o suporte ao cliente ganhou um papel de destaque nas empresas. Nesse texto mostraremos alguns motivos para melhorar o suporte ao cliente.

Primeiramente, o suporte ao cliente não serve apenas para resolver os problemas do consumidor. Atualmente, ele é a principal ferramenta da relação entre empresa e cliente.

O suporte ao cliente hoje

Os SAC (Serviços de Atendimento ao Consumidor) eram utilizados para tentar resolver as pendências dos consumidores. Entretanto, hoje ele atua em vários momentos do ciclo de vendas, desde a pré até a pós-venda.

Além disso, eles não estão restritos apenas aos famosos telefones 0800. Atualmente, qualquer canal de comunicação entre empresas e clientes é visto como um espaço onde o suporte ao cliente precisa estar presente.

Sendo assim, atualizar e treinar a equipe de suporte é imprescindível para que a empresa continue relevante no seu mercado de atuação.

Motivos para melhorar o suporte ao cliente

Se você ainda não está convencido da importância de melhorar o suporte ao cliente, vamos mostrar mais alguns motivos.

-Aumento da Retenção: clientes mal atendidos não voltam a fazer negócio com a empresa. Assim, a empresa precisa buscar novos consumidores constantemente.

Com isso, o gasto da empresa aumenta. Uma vez que é mais barato fidelizar os consumidores antigos do que conquistar novos.

-Melhorar a imagem da empresa: clientes satisfeitos e bem atendidos recomendam a empresa a outras pessoas. Isso ajuda a construir uma reputação positiva da empresa no mercado.

Ao melhorar o suporte ao cliente, a empresa passa a oferecer um atendimento mais rápido e eficiente. Dessa forma, ela consegue atender as expectativas e necessidades do cliente com mais agilidade.

Exemplo

Já entendemos porque melhorar o suporte ao cliente é importante. Mas ainda é difícil visualizar como isso poderia fazer alguma diferença no dia a dia da empresa. Por isso, vamos trazer um exemplo:

Pense que a cliente Maria comprou determinado produto e ele apresentou defeitos nos primeiros dias de uso. Ela entrou em contato com a empresa, mas o suporte ao cliente era burocrático e antigo, por isso, não conseguiu resolver seu problema.

Acontece que Maria tem mais de 30 mil seguidores nas suas redes sociais. Insatisfeita com o atendimento e descaso da empresa ela faz várias postagens relatando a situação e seu desgosto.

Consequência, a empresa acabou perdendo milhares de possíveis consumidores. Para tentar resolver a situação a empresa acabou enviando um kit com novos produtos para Maria, mas o estrago já estava feito. Além de perder clientes e ter a imagem arranhada, a empresa ainda arcou com os custos do kit enviado como “desculpa”.

Agora imagine que Maria foi rapidamente atendida e teve seu produto trocado. Então ela fez uma postagem elogiando o atendimento e “fazendo propaganda” do produto. Com isso, 10 dos seguidores de Maria resolveram comprar produtos da empresa.

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