Conhecer as técnicas para abordar clientes por meio do telefone é fundamental. Afinal, os telefonemas ainda são recursos potentes para captar consumidores das empresas concorrentes.
Além disso, é possível fortalecer os laços com o público-alvo. Aliás, quando esse processo não é bem trabalhado, é possível que a sua empresa perca diversas oportunidades. Por isso, elaboramos um artigo repleto de dicas.
Confira!
Técnicas para abordar clientes por telefone: Conheça as principais!
Atualmente, existem diversas técnicas para abordar clientes por telefone. Especialmente os consumidores que buscam os serviços das empresas concorrentes. Veja as principais:
1. Respeite o perfil do cliente
De fato, é importante elencar os assuntos que serão debatidos durante a ligação. No entanto, é importante adaptar o diálogo ao perfil apresentado pelo cliente em questão. Dessa forma, não realize uma conversa engessada. Afinal, o intuito é oferecer uma solução personalizada, certo? Então, estude a maneira como cada cliente, em específico, demonstra a linha de raciocínio.
Aliás, analise também a velocidade da fala. Sendo assim, se ele se comunicar mais devagar, ofereça explicações em um ritmo desacelerado. Tenha em mente que a elaboração de uma pesquisa sobre o consumidor ou sobre a organização que receberá a ligação, auxiliará a construção de uma comunicação personalizada e eficiente.
2. Foque nos 30 segundos iniciais
Sem dúvida, os 30 segundos iniciais são essenciais para estimular o interesse do público. Por isso, é recomendado caprichar o discurso no começo do contato. Obviamente, a apresentação deve ter alguns componentes básicos como, por exemplo, o nome do profissional que telemarketing e o nome da empresa representada por ele. Também é importante demonstrar no motivo da ligação. Sendo assim, antes de ligar para o cliente, é fundamental escrever os tópicos que serão abordados.
Por isso é recomendado construir um script de todo o processo de vendas pelo telefone. Afinal, o roteiro elaborado auxiliará a realização de uma abordagem promissora. Além disso, também será possível mostrar as vantagens do serviço ou produto com base nas necessidades apresentadas pelos clientes.
3. A entonação está entre as técnicas para abordar clientes
Durante a ligação, a voz é um elemento fundamental para transmitir confiança e segurança. Afinal, não é possível manter o contato visual nem utilizar outros recursos presentes em um encontro físico. Dessa forma, é preciso provocar entusiasmo nos consumidores.
Mas, para isso, eles devem se sentir seguros durante a conversa. Com base nisso, uma dica consiste em se levantar da cadeira nos momentos em que a comunicação precisar de ênfase.
Aliás, a nossa voz tende a ganhar mais brilho quando ficamos em pé. Diante disso, a narrativa pode se mostrar mais persuasiva. Diante disso, é indicado não limitar os movimentos do corpo. Essa limitação pode atrapalhar a performance do diálogo. Portanto, a gesticulação é um recurso indispensável, bem como o ato de caminhar pela sala ou pelo cômodo em questão.
Ainda mais se levarmos em consideração o grande número de empresas concorrentes que disputa frequentemente a atenção dos consumidores.
Após conhecer as melhores técnicas para abordar clientes, aproveite para acessar o nosso blog e descobrir novas possibilidades!
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