4 dicas para descobrir qual o tipo de Pabx mais indicado para o seu negócio

3 minutos para ler

A boa comunicação é uma das principais chaves para fidelizar clientes. O Private Automatic Branch Exchange (PABX) é uma tecnologia de central telefônica que pode ajudar sua empresa a atingir este objetivo. O problema, é que existem diversas ferramentas no mercado, o que tende a gerar confusão. Neste artigo, você confere dicas para descobrir qual o tipo de PABX mais indicado para o seu negócio.

A primeira recomendação é conhecer os diferentes PABX que existem e entender as suas particularidades. O PABX tradicional, ou analógico, usa as linhas telefônicas fixas tradicionais fornecidas pelas operadoras de telefonia. De todos os sistemas, este é o mais custoso, além de exigir manutenção constante.

Estes fatores aliados ao fato de que se trata de uma tecnologia com poucos recursos, têm tornado o modelo obsoleto. Em seu lugar, as empresas têm investido no PABX Digital. Neste caso, as linhas analógicas são substituídas pelas digitais de fibra ótica ou VoIP. O processamento de chamadas melhora consideravelmente.

Também existe a possibilidade de unir digital e analógico em um PABX Híbrido. Outra opção disponível no mercado é o PABX IP ou Virtual. Este modelo funciona exclusivamente através da internet (VoIP). Uma evolução deste sistema é o PABX Cloud, que tem toda a sua infraestrutura alocada em nuvem. Agora que você já conhece os tipos de PABX, vamos descobrir como escolher a melhor opção para a sua empresa?

Confira 4 dicas para descobrir qual o tipo de PABX mais indicado para o seu negócio

  1. Conheça a fundo as necessidades do seu negócio

A primeira dica, é conhecer as necessidades reais do seu negócio. Esta é a principal consideração a se fazer antes de analisar a tecnologia que será utilizada. Afinal, cada empresa tem necessidades próprias em termos de comunicação.

  1. Entenda que o melhor PABX é o que atende às demandas particulares do seu negócio

Entre as dicas para descobrir qual o tipo de PABX mais indicado para o seu negócio, devemos lembrar que não existe um modelo perfeito. Ou seja, não adianta conhecer a tecnologia e esperar que uma das opções seja superior à todas as outras disponíveis.

O PABX ideal é aquele que atende às demandas particulares da sua empresa. Por isso, em alguns negócios, uma solução híbrida acabará sendo melhor do que a modernização completa da central telefônica.

Flexibilidade, escalabilidade e suporte

  1. Confirme se a solução PABX é flexível e escalável

Além de atender às necessidades da sua empresa, a solução escolhida precisa atender satisfatoriamente aos clientes. O pior que pode ser feito em termos de PABX, é escolher uma opção que não se adapta à esta demanda.

O ideal é que você opte por uma solução flexível e que tenha características de personalização e escalabilidade, pois, de outra forma, a sua empresa pode acabar crescendo sem que a central telefônica acompanhe as mudanças.

  1. Avalie o suporte que será oferecido pela fornecedora

Você considerou os tipos de PABX e como eles se relacionam às necessidades da sua empresa e clientes? Agora, existe um último detalhe antes de fazer a sua escolha: avaliar o suporte da fornecedora. Este fator vai impactar diretamente na qualidade da tecnologia adotada. Quer mais dicas para descobrir qual o tipo de PABX mais indicado para o seu negócio? Então, aproveite para conferir outros de nossos artigos.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação