5 dicas de telemarketing que você ainda não conhece

4 minutos para ler

Você já deve ter lido ou escutado sobre muitas dicas de telemarketing — algumas técnicas antigas ainda são muito úteis, mas com tantas inovações no mercado, de nada adianta seguir apenas as velhas fórmulas.

Para alcançar resultados e atingir uma alta performance, é preciso entender o novo consumidor e as demandas atuais do mercado.

Uma visão focada no relacionamento com o cliente pode trazer grandes diferenças e destacar a sua empresa. Confira as nossas dicas:

1. Saiba exatamente quem é o seu cliente

Conhecer o próprio público é o primeiro passo para qualquer estratégia. Até aqui não há nenhuma novidade.

A diferença agora é que esse conhecimento deve não só ser aprofundado, mas também servir de direcionamento para toda a empresa.

Experimente mudar a perspectiva das suas ações: a última palavra no marketing de relacionamento é oferecer atendimentos cada vez mais personalizados, focados na experiência do cliente, segmentando conteúdos e ofertas.

Em vez de mapear a sua jornada de vendas, que tal mapear a jornada de compra do seu cliente, por exemplo?

Os seus clientes não são todos iguais. Ou, mesmo que a sua empresa trabalhe com um nicho muito restrito, melhor ainda: invista em perfis específicos e entregue informações valiosas para a sua equipe de atendimento.

2. Personalize também a linguagem

Com perfis detalhados em mãos, não perca a oportunidade de se aproximar dos seus clientes. Na prática, isso significa utilizar uma linguagem adequada, que seja efetuada de acordo com as características do consumidor em linha.

Os velhos jargões do telemarketing, repetitivos e impessoais, já não cabem nessa nova visão estratégica.

Criar padrões ainda é fundamental para a qualidade do atendimento, mas os próprios padrões devem ser direcionados — a linguagem utilizada com adolescentes não deve ser a mesma utilizada com idosos, por exemplo.

3. Invista em quem se interessa pela sua empresa

Na pressão para bater metas, é muito comum que vendedores acabem forçando vendas: além de se desgastar com alguém que não vai comprar, pode gerar também o cancelamento ou a insatisfação desse cliente no futuro.

É por isso que agir de forma direcionada sobre quem já tem interesse nos seus produtos ou serviços traz muito mais produtividade para a equipe, levando a um aumento das vendas, e precisa estar presente entre as dicas de telemarketing.

Aproveite o mapeamento de perfis e jornadas para identificar leads com potencial para compra. Não deixe de investir também na sua própria base de clientes, separando os times especializados em prospecção e pós-venda.

4. Descubra o problema do seu cliente

Na experiência do telemarketing, sabemos que muitas pessoas não conseguem expressar diretamente as suas dúvidas e problemas quando entram em contato.

Isso requer não apenas a sensibilidade, mas, sobretudo, o treinamento dos agentes de atendimento para identificar as verdadeiras demandas do cliente.

Saber qual é o problema do cliente é requisito essencial para um atendimento de excelência.

Pesquisas mais específicas — lembrando sempre do relacionamento personalizado — também podem ser ferramentas interessantes nesse desafio.

5. Antecipe as soluções

Identificados os problemas, provavelmente vão aparecer dúvidas e questões que se repetem durante os atendimentos.

É uma ótima oportunidade para somar à base de informação da empresa, reunindo as principais ocorrências e as soluções previstas em cada caso.

Crie documentos disponíveis a todos os profissionais durante as ligações, e melhore indicadores como tempo médio de atendimento e resolução no primeiro contato — apenas não esqueça de sempre atualizar as informações.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de telemarketing e que elas acrescentem ao seu negócio. Se você quer se manter atualizado, aproveite e assine a nossa newsletter, e receba as principais novidades em call center e atendimento na sua caixa de entrada!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação