5 regras que devem ser levadas em consideração na implantação de um call center

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A implantação de call center é uma importante estratégia que aproxima a empresas dos seus clientes por ser um canal de contato direto entre ambos, independente do ramo de atuação. Entretanto, para que alcance os resultados desejados, fortalecendo positivamente a imagem da empresa, algumas regras devem ser seguidas.

Antes de conhecer essas regras, é fundamental entender de fato o que é um call center, seu conceito e relevância. Trata-se do setor responsável pelo atendimento ao cliente / consumidor, ou seja, é uma central de relacionamento entre cliente e empresa.

Importância do call center para as empresas

Os serviços prestados por um call center podem ser variados, desde uma pesquisa de satisfação, a uma orientação ao usuário, suporte técnico, venda de produtos e também relações públicas. Vale ressaltar que esse setor tem grande importância para uma empresa, por possibilitar novos negócios e prestar serviços, o que reflete na boa imagem da empresa.

Os benefícios não param por aí e se estendem também para questões internas da empresa, como geração de relatórios que contribuem para a melhoria nos serviços e produtos.

Mas, quais regras devem ser levadas em consideração ao implantar um call center?

5 regras para implantação de call center em uma empresa

Para que o call center proporcione os benefícios já citados, resultando em uma boa relação e imagem da empresa com seus clientes, deve-se levar em consideração algumas questões, como:

  • Cuidado no momento de contratar: pode parecer simples, mas um call center eficaz necessita de funcionários preparados e capacitados. Dessa forma, é imprescindível tentar na hora da contratação, para que seja possível montar uma equipe de profissionais com o perfil adequado para a função e dispostos a contribuir para o bom resultado da central de atendimento.
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  • Invista em treinamentos: essa é mais uma regra que pode fazer toda diferença no setor de call center de uma empresa. Isso porque os funcionários passam o dia em contato com os clientes, prestando esclarecimentos, tirando dúvidas, oferecendo produtos. Assim, é muito importante que eles demonstrem confiança, segurança e confiança. Para isso, a empresa deve proporcionar treinamentos e capacitação que possam ajuda-los nesse sentido.
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  • Invista em novas tecnologias: outro ponto importante para os bons resultados de um call center é a adoção de tecnologias que facilitem o trabalho dos operadores, como softwares que ajudam no gerenciamento das informações coletadas ou até mesmo um sistema de telefonia mais moderno, que possibilite mais qualidade nas ligações.
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  • Estabeleça metas e objetivos: são duas as frentes de atuação de um call center: ativo e passivo. No primeiro caso, são os operadores que buscam o cliente, em geral para oferecer produtos e serviços. No segundo é o inverso, o cliente entra em contato com a empresa em busca de soluções. Em ambas as situações, deve-se definir metas para orientar o trabalho e também como forma de estímulo para os colaboradores, principalmente se ao alcançar as metas receberem alguma forma de gratificação.
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  • Monitore as ligações: o monitoramento das ligações é fundamental para que seja possível avaliar o nível de atendimento dos colaboradores, bem manter o controle do trabalho. Lembrando que isso deve ser usado com foco na gestão, como um instrumento de segurança para eles, e não como forma de intimidação.
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