7 conceitos que você precisa conhecer para ser um bom telemarketing

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Como ser um bom telemarketing? Esta dúvida deve pairar na cabeça de muitos jovens, que desejam entrar no mercado, considerando que o setor é um dos que mais empregam no Brasil, e uma ótima porta de entrada para a jornada profissional.

Da mesma forma que possui muitas oportunidades, também é uma área muito concorrida. Por isso, conhecer os principais conceitos e termos utilizados pode ser um diferencial no momento da contratação e para ter fluidez e dinamismo no trabalho.

Para ajudá-lo abordaremos neste artigo 7 conceitos que todo atendente precisa saber para ser um bom telemarketing. Acompanhe logo abaixo:

1. Discagem em modo preview

É o termo utilizado para um modelo de discagem que tem como característica um volume menor de ligações, para aumentar a taxa de assertividade e qualidade. Os princípios da discagem em modo preview orientam o atendente a visualizar e estudar os dados do contato antes de efetuar a ligação.

É por meio deste modus operandi que todo o processo se torna mais efetivo. O sistema só desbloqueia liberando a realização da chamada depois da solicitação do operador. Ou seja, o sucesso da ligação depende muito da disciplina e maturidade do colaborador ao seguir todos os passos determinados.

2. CPC (Contato com a Pessoa Correta)

Este termo é utilizado quando há uma efetividade em falar com a pessoa desejada. Por exemplo: quando o operador efetua a ligação e o sobrinho da pessoa-alvo atende e informa que o tio não está em casa. Neste caso, essa ligação não iria para as estatísticas de CPC.

3. Benchmarking

O Benchmarking é aplicado quando há necessidade de reavaliações do nível de resultados obtidos pelos operadores individualmente e pelas equipes. O conceito é aplicado comparando os resultados internos com as práticas mais atuais do setor.

4. Blended

O Blended é utilizado quando existe o telemarketing ativo ou receptivo, ou seja, quando os operadores atendem ou efetuam as ligações para os clientes. O Blended costuma ser aplicado para que haja maior produtividade, pois, quando o número de ligações recebidas está baixo, as ativas abrem novos leques de possibilidades — o contrário também vale.

5. DAC ou ACD

DAC significa distribuidor automático de chamada. Ou seja, é um serviço automatizado para redirecionar as ligações dos clientes a partir da obtenção de informações prévias. Este serviço é útil para agilizar a rotina de trabalho e torná-la mais efetiva.

6. URA ou IVR

A sigla é uma abreviação de Unidade de Resposta Audível e se trata daquele primeiro autoatendimento, a interação dos menus. Por exemplo: disque 3 para tal dúvida, disque 9 para falar com um de nossos atendentes etc.

7. Script

Esse é um termo aplicado em diversas áreas e no telemarketing e se refere a um roteiro preestabelecido para que os operadores possam seguir durante as atividades. Funciona como um passo a passo do que deve ser feito de acordo com cada solicitação.

Então, se você tem ainda alguma dúvida sobre como ser um bom telemarketing, comece a aprendendo sobre os termos mais utilizados. Aprofundar-se e conhecer as particularidades do setor também é importante, pois deixa o profissional mais familiarizado e alinhado com os acontecimentos do mercado.

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