7 tendências de telecomunicação para empresas ficarem de olho

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  • A competitividade do mercado de call centers obriga que seus gestores estejam sempre atentos às tendências de telecomunicação apresentadas ao mercado.

    Quanto mais eficiente for a operação alinhada com o nível elevado de satisfação dos clientes, melhor. A primeira garante a redução dos custos operacionais enquanto a outra certifica melhores volumes de vendas.

    Se sua empresa está precisando se atualizar e inserir algumas inovações para melhorar o call center, acompanhe com atenção o que o mundo dos call centers vem adotando do ramo das telecomunicações.

    1. Gestão de prospecção tecnológica

    Para surpreender clientes e estar à frente da concorrência, uma empresa deve instituir uma equipe multidisciplinar que esteja em constante busca por soluções e inovações de telecomunicações.

    Montar esta equipe já é propriamente um avanço no sentido das melhorias tecnológicas, mas seus resultados podem ser ainda mais surpreendes.

    Com sua característica multidisciplinar, a equipe pode identificar os melhores pontos que precisam de melhorias e direcionar sua busca de forma muito mais eficiente, principalmente considerando as milhares de ferramentas e startups lançadas no mercado que prometem soluções revolucionárias.

    2. Multicanais de atendimento

    Esta tendência tem ganhado força também nas empresas de médio e pequeno porte, levando a possibilidade de atender clientes por mais de um canal.

    Com ela, call centers e lojas físicas podem dar continuidade a um atendimento apenas acessando o histórico, ou ticket do cliente no software de gestão e ainda usar formatos de comunicação diferentes, como chats online e e-mail.

    3. Chatbots e WhatsApp

    Muitas empresas adotaram o WhatsApp para parte de seus atendimentos, mas os chatbots podem potencializar ainda mais este meio de comunicação.

    Com a adoção dos bots, uma abreviação de robôs, as conversas através de mensagens automáticas podem resolver demandas e concluir vendas, como é o caso das mensagens enviadas atualmente por SMS em que o cliente responde com um número para confirmar a compra ou não.

    Com os chatbots, as transações acontecerão em tempo real, com a possibilidade de envio de vídeos e comandos para confirmação e contratação dos serviços.

    4. Mobilidade

    A mobilidade é uma característica e uma tendência das telecomunicações quando o assunto é atendimento ao cliente, pois ela é a responsável por permitir a flexibilização do serviço do call center.

    Empresas que adotam atendentes em esquema de home office por exemplo, precisam de ferramentas que agilizem e ofereçam a mesma qualidade de serviço de uma equipe na mesma base.

    Skype, VOIP e sistemas de gestão de telefonia avançam neste sentido e trazem soluções que diminuem as distâncias virtuais de equipes separadas geograficamente.

    5. SAC 2.0

    O SAC 2.0 é a tendência que acompanha a forte valorização das redes sociais pelos clientes, e com a estratégia bem traçada, ajuda na fidelização e melhoria da imagem da empresa.

    Com uma equipe bem capacitada e com conhecimentos de social mídia e atendimento ao cliente, o SAC 2.0 atua nas demandas abertas por clientes nas redes sociais ou em menções negativas sobre a empresa, reparando a relação com o cliente e fazendo desta ação uma promoção do valor que ela enxerga em seus clientes.

    6. Client Success na telecomunicação

    O Client Success ou CS é um conceito criado por empresas desenvolvedoras de softwares como serviço (SaaS) e focam na potencialização da experiência do cliente com o produto.

    Também é apontando como uma tendência da telecomunicação, pois utilizam as redes sociais, site da empresa e a própria central de atendimento para educar e esclarecer dúvidas que os clientes possam vir a ter na utilização dos produtos.

    7. Desenvolvimento de talentos humanos

    Com todas as tecnologias embarcando no mercado de call center, a forma de desenvolver as equipes e gestores para utilização destes recursos não podia parar no tempo.

    Consultorias e empresas especializadas em treinamentos estão revolucionando seus formatos didáticos e oferecendo metodologias de alta performance como a MAP, da Contato Contact Center.

    Para adotar algumas destas tendências de telecomunicação não são necessários grandes investimentos e cada uma delas pode ser mais adequada para o início da atualização da sua empresa.

    Se este post reforça seus argumentos com os demais gestores da sua empresa, compartilhe agora em suas redes sociais e marque os interessados em discutir estas ideias!

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