8 características que uma equipe de alta performance precisa ter

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Uma equipe de alta performance tem um alto grau de habilidades individuais desenvolvidas que quando agregadas e bem aproveitadas geram o melhor resultado possível para um negócio. Sendo assim, seria possível replicar este modelo em uma operação de call center padronizada e com diversos atendentes?

A resposta positiva para esta pergunta vem com a ressalva de que o desafio do gestor de call center será o de conhecer bem os membros de sua equipe e saber como engajá-los para buscar os resultados esperados pela empresa.

Listamos, neste post, algumas características essenciais para uma “super equipe”. Assim, você pode fazer uma comparação e depois desenvolver cada conceito em seus funcionários. Confira:

1. É Comprometida com o posicionamento da empresa

Considerando a diversidade de conhecimentos e personalidades, um dos pontos garantidos pelas equipes de alta performance é a isonomia de suas decisões baseadas no posicionamento da empresa.

Se uma empresa de telefonia preza pelo serviço mais ágil possível, o call center e seus atendentes devem atender e tomar decisões sempre oferecendo esta característica de serviço.

2. Tem autonomia na rotina de trabalho

Como existem várias maneiras de ser ágil, para que seja oferecida a melhor delas ao cliente, os membros da equipe devem ter autonomia em suas rotinas de trabalho e para a tomada de decisões assertiva durante os atendimentos.

É preciso considerar que o indivíduo com mais conhecimento da realidade e dos argumentos do cliente é o atendente, e que este, usando seus conhecimentos e os preceitos da empresa, é o mais capacitado a tomar a decisão.

3. Valoriza o aprendizado contínuo

Se uma equipe de alta performance se autogerencia, é preciso que ela esteja sempre bem fundamentada e preparada.

Com um ciclo de aprendizagem contínuo, o atendimento terá sempre o mesmo padrão de qualidade e os atendentes poderão ser encorajados a tomarem decisões, porque estarão totalmente amparados por seus treinamentos e monitorias de qualidade constantes.

4. Consegue se adaptar facilmente

A capacidade de se adaptar também pode demonstrar comprometimento com a empresa. Em um call center existem diversas situações que exigem rápida adaptação.

Seja a expansão da equipe com atendentes menos experientes, o início de uma nova operação em localidade diferente ou a troca do sistema de gestão de atendimento, todas estas mudanças são digeridas com facilidade por equipes de alta performance.

5. Mantém-se motivada

Como a motivação é algo intrínseco, cada membro de uma de sucesso busca seus próprios impulsionadores. Mesmo com planos de metas e premiações específicas, atendentes de um call center de alta performance possuem razões particulares para buscarem melhores resultados.

6. Acompanha e comemora seus resultados

Para que uma equipe saiba de sua eficiência operacional precisa acompanhar regularmente seus resultados. Esta ação é encarada de forma muito positiva por equipes de alto desempenho.

Esse tipo de equipe está sempre por dentro dos seus resultados, pois são os melhores reflexos de seus esforços, que são comemorados com intensidade quando demonstram superação.

7. É inovadora

Inovar, seja na adoção de novas tecnologias, na criação de novas técnicas ou formas de gestão, é uma característica das equipes com resultados expressivos em seus indicadores de performances.

Elas usam suas experiências para aprimorarem e buscarem melhores resultados ou maneiras mais simples de executarem suas atividades.

8. Tem orgulho de ser uma equipe de alta performance

Entre outros aspectos, cada indivíduo de uma equipe tem orgulho de fazer parte de um projeto inovador e com alto índice de acertos.

Este sentimento se reflete na relação de um atendente de call center com seus treinamentos, atendimentos e planos de metas, pois tudo passa a ter um propósito de crescimento.

Além disso, o orgulho de pertencer e de ser essencial para um projeto é engajador e fortalece o vínculo do profissional com a empresa.

Uma equipe de alta performance não produz apenas excelentes resultados operacionais, mas serve também de celeiro de talentos para uma empresa. Quanto maior for a cultura do favorecimento da integração de habilidades, mais perene será o sucesso de uma empresa.

Você sente que faz parte de uma equipe de alta performance? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e divida com outras pessoas essas informações!

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