A importância de uma liderança visionária para o seu call center

4 minutos para ler

Um líder é aquele que motiva e conduz os seus liderados em direção a um objetivo comum. Mas, no mundo corporativo, existem ambientes bastante intensos e dinâmicos, como os de call center, em que para construir uma equipe sólida e de sucesso, é preciso ter uma liderança visionária.

Embora o significado de liderança no mundo corporativo tende, em sua maioria, apontar para gestores que conseguem gerir pessoas por meio de exemplos e não de ordens, existem líderes que estão ainda mais à frente e conseguem se antecipar às adversidades.

Neste artigo, vamos mostrar o conceito e a importância desse tipo de liderança, além de apresentar as principais características de um líder visionário. Confira!

O significado e a importância de uma liderança visionária

O líder visionário é aquele que sempre busca resultados extraordinários ao lado da sua equipe. Para atingir este objetivo., o profissional precisa ter capacidades como:

  • ser capaz de criar e identificar as oportunidades;

  • planejar um ambiente favorável para equipe de trabalho;

  • antecipar-se às adversidades;

  • estar continuamente preparado.

Note que não basta ter um time motivado, é preciso alinhar um alto grau de engajamento (o chamado brilho nos olhos), flexibilidade e resultados superiores.

A importância desse perfil num call center

Quem conhece o ambiente de call center (mesmo de forma superficial), já consegue entender como um líder que se antecipa às adversidades pode ser importante e benéfico. Ele conseguirá motivar, engajar e fazer com que os seus liderados se comprometam com os objetivos, superando as metas traçadas.

Além disso, tem o perfil de “águia”, que é atribuído a todos aqueles que apresentam um comportamento diferenciado, que conseguem promover mudanças significativas e extremamente positivas nos ambientes que estão inseridos.

Principais características de um líder visionário

Comunicação

O líder visionário deve comunicar com clareza as suas perspectivas sobre questões diversas e compartilhar as informações sobre oportunidades e possibilidades com a sua equipe.

Carisma

O líder sempre é aquele que é respeitado pelo seu perfil e exemplo e não pelo seu cargo. Por isso, o líder visionário tem facilidade em despertar a empatia e simpatia dos outros colaboradores, sendo inspirador e carismático.

Assume riscos

Este profissional não tem receio de assumir riscos e tomar decisões difíceis para o sucesso de todos. E quando algo não acontece como o planejado (o que às vezes acontece), ele assume a responsabilidade e corrige prontamente o erro.

Capacidade de planejamento

O planejamento estratégico está ligado diretamente à visão sistemática do líder. Dessa maneira, ele consegue elaborar e acompanhar processos que levam os liderados a atingirem de forma consistente os resultados.

Criatividade

Um líder visionário é capaz de inovar, mudar, criar e identificar talentos e oportunidades que estão além dos olhos. É a partir da sua criatividade diferenciada que ele consegue aplicar as mudanças benéficas para todo o ambiente.

Exercer a liderança visionária no call center é um grande fator de sucesso, pois esse tipo de gestão afeta diretamente o clima organizacional da equipe, estimula a superação de metas e cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de soluções inovadoras, gerando um círculo virtuoso no qual os colaboradores, empresa e, principalmente, o cliente saem ganhando.

Gostou do artigo? Agora é a hora de se aperfeiçoar sobre os sistemas de telefonia para call center. Leia o nosso post e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação