A transformação digital solucionou uma gama de problemas da humanidade. Por exemplo, a agricultura mecanizada que aprimorou a produtividade ou a internet que conecta continentes distintos.
No entanto, esse movimento gerou novos desafios ainda mais complexos, nos quais pessoas cada vez mais especializadas são requisitadas. Quem nunca precisou ligar para o suporte técnico, mesmo que seja para tirar uma dúvida? Ou até mesmo informar que a internet não está funcionando?
Neste conteúdo exclusivo, você compreenderá a importância do atendimento para um bom suporte técnico. Confira!
O atendimento precede a venda
É importante compreender que o processo de venda não está restrito ao momento em que o dinheiro é trocado por um produto, mas é uma longa jornada de consumo, que envolve convencer o cliente e levá-lo até o pós-vendas.
Mesmo que a questão seja o suporte técnico, ele precisa ser bem executado para que o interlocutor continue sendo seu cliente. Se ele se deu ao trabalho de ligar, é porque quer solucionar uma questão para dar continuidade ao relacionamento.
Assim, o atendimento de qualidade precede a venda, e precisa ser realizado com base nas políticas da empresa, direcionado a solucionar o problema de maneira assertiva, assim, o relacionamento tem prosseguimento.
Otimização do NPS
O Net Promoter Score é uma métrica cada vez mais popular que é altamente subjetiva, é o quanto o cliente está satisfeito com a marca. Ao entrar em contato com o suporte técnico, um mal atendimento pode transformar um promotor em um detrator.
O NPS é o que indica o quanto o seu público está apto a recomendar a sua empresa para outras pessoas. Para que isso aconteça, ele precisa estar altamente satisfeito e motivado. Essa motivação pode vir de um suporte técnico bem executado.
Soluções mais assertivas
O maior terror para qualquer cliente é ligar e ficar horas esperando o seu problema ser resolvido. Para a empresa isso também representa um custo considerável. O bom atendimento é aquele capaz de resolver os problemas imediatamente, ou em casos mais profundos, transferir direto para o setor especializado.
Se as habilidades básicas do bom atendimento são respeitadas, como a escuta ativa, a gestão do tempo e a empatia com cliente, melhores são os resultados do suporte técnico. Com essas premissas, você descobre o problema real, e as soluções que são possíveis ou não.
Redução do churn rate
O churn rate é a medida que indica o quanto as pessoas abandonam o seu negócio antes do previsto. Por exemplo, um serviço de internet que deveria durar um ano, mas acaba em 3 meses.
Grande parte das vezes esses cancelamentos acontecem pela falta de identificação do cliente. Ele liga e não se sente no direito de pedir ajuda devido a um atendimento deficitário. As vezes ele pode até sair somente no final do plano por vergonha de pedir ajuda, mas sem dúvidas, abandonará na menor brecha.
É preciso compreender que o bom atendimento é peça fundamental para uma marca de sucesso, visto que o foco no cliente é uma das principais diretrizes para empresas que buscam se posicionar com relevância e autoridade no mercado.
Tome cuidado com a sua equipe e fortaleça a sua marca!
Gostou do artigo? Para mais dicas de Televendas, atendimento, gestão de call center/televendas ou CURSOS Clique no link abaixo:
https://linktr.ee/reynaldo.garcia/