Afinal, é possível montar um call center em 24 horas

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Com o avanço da internet e o uso das mídias sociais, muitas empresas perderam de vista a importância de construir e gerenciar um bom serviço de telemarketing para seus negócios.

Mesmo com todos esses desafios, o segmento mantém sua importância dentro do departamento de vendas, principalmente no que diz respeito à consolidação da imagem da empresa e do relacionamento com o público.

Ao contrário do que muitos pensam, instalar um call center bem estruturado e que amplie os lucros da empresa não é um processo tão difícil e demorado. Basta ter em mente alguns cuidados e especificidades que a atividade exige na hora de montá-lo.

Conheça as principais etapas para criar um sistema eficaz de call center e deslanchar o seu negócio.

Vantagens para a empresa

Ter uma central de atendimento operando com eficiência no interior de uma empresa oferece inúmeras vantagens, entre elas:

– Representação e valorização da identidade da marca, por meio do atendimento de seus operadores;

– Ampliação do potencial de influência da empresa no mercado;

– Relacionamento diferenciado com o cliente;

– Melhorias nos processos de vendas.

Se o seu objetivo é aperfeiçoar a comunicação com o público, saiba que o investimento em um call center pode revolucionar a forma como sua empresa se posiciona no mercado e atende às demandas de seus consumidores.

Etapas de implementação

É claro que não será possível instalar uma central de telemarketing em sua empresa da noite para o dia. Esse tipo de serviço requer estrutura e habilidades específicas para funcionar corretamente.

Para implementá-lo de maneira organizada, é importante seguir as seguintes etapas:

  1. Entender os objetivos e prioridades da empresa

Uma vez esclarecidos os objetivos da empresa, fica mais fácil escolher o melhor tipo de operação para atendê-los. Por exemplo, definir se a central vai funcionar como SAC, ouvidoria ou para televendas.

Estabeleça uma agenda com as prioridades e metas a serem cumpridas, para então definir as funcionalidades de seu call center.

  1. Infraestrutura e pessoal

O próximo passo será escolher o espaço onde vai funcionar sua central de atendimento. Essa decisão depende de alguns fatores que vão além das limitações físicas, como o tamanho da equipe necessária para atender às chamadas.

Uma boa dica que inclui as duas considerações – espaço e pessoal – é considerar a instalação de um sistema PABX. Com a finalidade de centralizar as chamadas em uma linha única para diferentes ramais, sua utilização permite reduzir custos com manutenção e reduz a necessidade de um espaço maior para as fiações (principalmente no caso de PABX virtual).

Além disso, o PABX possibilita a maior disponibilidade das linhas e, com o uso de ramais, a comunicação entre os colaboradores torna-se mais integrada e sem custos adicionais.

Sobre a formação da equipe de operadores, é preciso entender as demandas do dia a dia, como o número e a frequência de chamadas por dia. Contar com profissionais que já tenham experiência com atendimento ao público é essencial, uma vez que essa não é uma tarefa nada simples.

Com essas dicas em mente, o gestor do call center economizará tempo e dinheiro ao montar seu espaço e equipe.

  1. Abordagem e relacionamento com o cliente

Ao comunicar-se com um cliente fidelizado ou com um possível novo adepto à sua marca, é fundamental procurar conhecê-lo para então definir a melhor abordagem a ser usada no atendimento.

Uma das principais vantagens de ter um bom serviço de telemarketing na sua empresa é poder trabalhar na relação com o público, por meio da troca de informações e com o esclarecimento de dúvidas.

Quando a comunicação acontece sem ruídos, o consumidor tem suas necessidades atendidas com clareza e objetividade e seu grau de satisfação com a empresa aumenta. Por outro lado, a rotina de trabalho do operador se torna mais saudável, uma vez que ambas as partes conseguem estabelecer um diálogo fluido e agradável.

  1. Treinamento da equipe

Antes de iniciar as atividades de seu call center, certifique-se de que seu time de colaboradores está bem preparado para atender os clientes.

Invista em programas de treinamento para explicar os valores da empresa para aqueles que estão chegando, antes do primeiro contato com o público, e estimule dinâmicas entre os colaboradores que permitam a troca de experiências. Assim, todos poderão ajudar a aprimorar as técnicas de abordagens futuras.

Seguir essas etapas de forma alinhada com os objetivos da empresa é o caminho mais rápido e eficaz de estabelecer um call center de qualidade, com atendimento de excelência e trazendo sofisticação e resultados para o seu negócio.

Acompanhe esse e outros temas em nosso blog .

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