As melhores práticas de cobrança para provedor

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Qualquer empresa, como é o caso de um provedor de internet, está suscetível a passar por situações de inadimplência de seus clientes, cujas razões vão desde emergências, como gastos com saúde, até desemprego.

Diante disso, é fundamental entender como cobrar os clientes sem incomodá-los e sem prejudicar as vendas. Afinal, não menos importante que isso é estabelecer um bom relacionamento com eles, evitando situações constrangedoras.

Tendo essa realidade em mente, preparamos este conteúdo para apresentar as melhores práticas de cobrança para provedores de internet. Confira!

É importante consultar o histórico do cliente

Antes de efetuar a cobrança ao cliente, é de fundamental importância que o responsável por essa operação consulte o histórico de pagamento do cliente. Afinal, não pagar uma conta em 7 dias é muito diferente do que não pagar a mesma conta em 3 meses.

Ao consultar o histórico de pagamento do cliente, você pode definir a melhor abordagem para fazer a cobrança. Certamente, se o cliente sempre pagou em dia os boletos e está sendo cobrado por um que venceu há 7 dias, digamos, ele poderá se chatear com a cobrança e até mesmo rescindir o contrato com o provedor, e isso não é nada bom para as vendas.

Em todo caso, o ideal mesmo é que você faça uma cobrança personalizada, levando-se em consideração o perfil do consumidor. Assim, é possível evitar aborrecimentos e até mesmo, como destacamos, a rescisão de contratos.

Faça a cobrança utilizando SMS

Hoje, sem dúvida, com a correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tempo para ficar ao celular resolvendo questões referentes a boletos não pagos. Por isso, como dica, para essas pessoas adote a cobrança via SMS. É uma forma de cobrança menos invasiva.

No entanto, não se deve esquecer que devemos considerar um tom amigável no momento de cobrar por um ou mais boletos não pagos. Assim, é importante que não adote um tom ríspido. Pelo contrário, utilize uma linguagem amigável e descontraída, algo que é bem típico atualmente.

Realize cobranças via telefone

Da mesma forma que existem pessoas que preferem resolver tudo via SMS ou por meio de outros canais de comunicação, como o WhatsApp, há aquelas que preferem falar ao telefone, porque, nesse caso, é possível tratar de diversos temas em uma só ligação.

Assim, esta é também uma prática comum e importante para realizar cobranças de provedores. Todavia, deve-se ficar atento aos horários e às datas das ligações.

Afinal, estamos cansados de saber que as pessoas, de uma forma geral, não gostam de ligações repetitivas ou em horários inapropriados, como antes das 9h da manhã ou após às 18h.

Além disso, ao ligar para um cliente, é importante perguntar se naquele momento ele se encontra ocupado. Com base no que ele falar, você pode resolver a situação no momento ou ligar para ele depois, em um horário adequado.

Agora que você conhece algumas das melhores práticas de cobrança voltadas para provedores de internet, que tal se organizar para adotá-las? Aproveite!

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