Call center: 4 dicas para motivar seus colaboradores

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Qualquer que seja o setor de trabalho, toda equipe de colaboradores precisa se sentir motivada. Além de melhorar o desempenho individual, ainda torna mais eficiente o resultado final. Porém, especialmente falando das equipes de call center, essa motivação deve ser constantemente oferecida, justamente por conta da pressão e das exigências da função.

Por isso, é de extrema importância elaborar um bom programa de incentivo, que consiga elevar o ânimo e motivar os colaboradores. Pensando nisso, elencamos algumas dicas de como despertar o que há de melhor na sua equipe de call center. Acompanhe:

TRABALHE O FEEDBACK

Ter uma resposta sobre o trabalho realizado é, sem dúvidas, uma excelente maneira de engajar um colaborador – seja a resposta positiva ou negativa.

Obviamente que o feedback negativo deve ser pensado antes de ser repassado e só deve ser levado adiante se for algo que realmente precisa ser trabalhado.

Já o feedback positivo é imprescindível para motivar a equipe, afinal, quem não gosta de ser elogiado, não é mesmo? E não se trata apenas de elogio, mas também é uma forma de reconhecimento por todo o esforço e dedicação.

O feeback positivo demonstra que o colaborador tem papel fundamental na empresa, é necessário para a organização e seu desenvolvimento como um todo e, por isso, precisa ser sempre trabalhado com a equipe de call center.

IMPLANTE METAS REAIS

Claro que todo setor tem metas a cumprir; com o call center não é diferente. Mas de nada adianta querer exigir metas inatingíveis ou muito complicadas. Isso só vai causar mais estresse e, com certeza, vai mexer com a saúde mental dos seus colaboradores.

Por outro lado, o ideal é estabelecer metas reais, que são atingíveis, que são visíveis. Assim, fica mais palpável e mais fácil de fazer a equipe trabalhar, tanto em conjunto, como individualmente.

Exigir faz parte do trabalho, mas não metas irreais e difíceis demais. Motivação também passa pelo prazer em exercer a própria função.

OFEREÇA OPÇÕES VARIADAS DE PREMIAÇÃO

Premiar a equipe de call center é a principal atitude para motivar esse pessoal, e aqui cabe qualquer premiação. A ideia é mesmo variar e investir em mais de uma opção de premiação, para que não fique, no final, aquela sensação de muito esforço e pouco reconhecimento.

A recompensa pode ser individual ou em grupo, desde que as metas (como citamos anteriormente) sejam devidamente atingidas. Essa é a maneira mais direta e simples de engajar uma equipe e fazê-la se perceber como parte da empresa, como pessoas fundamentais para o bom desempenho da organização.

As premiações podem ser em dinheiro, folga, lembranças ou o que mais estiver ao alcance da empresa em oferecer, desde que isso não pese no orçamento e seja feito com equilíbrio. Varie. Não estabeleça apenas uma única maneira de recompensar a sua equipe de call Center, pelo contrário, isso pode até mesmo causar efeito contrário.

INVISTA EM TREINAMENTOS

Desde o começo deste artigo estamos insistindo que motivar é sinônimo de fazer a equipe perceber a sua importância dentro da empresa. E outra alternativa para que isso aconteça é investir em treinamentos específicos para a área de call center.

Aqui cabem vários treinamentos, desde comunicação inter e intrapessoal, como também gestão de conflitos ou ainda aprimoramento dos sistemas utilizados pela equipe.

Treinar o pessoal motiva, cria essa atmosfera de fazer parte e, claro, melhora (e muito) o desempenho e os resultados.

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