Call Center: 5 técnicas de cobrança para reduzir a inadimplência do seu negócio

4 minutos para ler

A venda de produtos ou serviços é pautada no retorno desse trabalho para que haja lucro e sustento da própria empresa. Por outro lado, quando a taxa de inadimplência sobre, o risco de prejuízo começa a aparecer, é por isso que o call center entra no contexto para novas estratégias de cobrança.

Sabemos que cobrar é um desafio, porque pode impactar no relacionamento com o cliente, por outro lado deixar de lado essa prática prejudica a sua empresa. Daí a relevância de pensarmos em técnicas e ferramentas que aprimorem a atividade da sua equipe de cobranças.

O call center é fundamental para redução da inadimplência

O emprego do call center na cobrança é uma estratégia fundamental para lidar com um problema tão impactante quanto os inadimplentes. Não importa o ramo em que sua empresa atua, reduzir o número da lista de inadimplentes é sempre um objetivo.

Então, o trabalho do call center é ser um facilitador entre o cliente e a quitação da dívida, em uma” abordagem humanizada, respeitosa, oferecendo alternativas para redução da dívida. Por isso, adotar técnicas específicas pode produzir tanto resultado, porque precisamos lidar com o problema dando atenção que ele merece.

Técnicas de cobrança que podem ajudar sua empresa

Verificar o histórico do cliente

Para abordar o cliente é preciso compreender o perfil dele, se costuma deixar as contas vencerem ou se isso não é parte dos hábitos dele. Esse histórico de compras colabora para traçar perfil de comportamento, fazendo com que escolha a melhor abordagem.

Por exemplo, se há apenas um pagamento em aberto e no histórico há sempre contas pagas em dia pode ser que o esquecimento seja o único motivo para isso. O contato do call center servirá, portanto, para lembrar o cliente de pagar a conta.

Oferecer opções de pagamento

Outra técnica super importante para aplicar na cobrança é dar alternativas nas formas de pagamento. Se o cliente não pode efetuar pagamento do boleto, ofereça a opção de fazer um depósito, pix, entre outras alternativas que se apliquem a sua empresa.

Trazer benefícios na quitação da dívida

Pode aparecer estranho em um primeiro olhar, mas oferecer vantagens ao cliente ajuda na decisão dele de pagar sua dívida. Devolver o crédito dele, retirar juros, entre outros benefícios, faz a dívida ser paga e que o relacionamento seja mantido, o que mantém o consumo desse cliente.

Contar com a tecnologia

A tecnologia é grande aliada do call center, porque colabora na produtividade dos operadores. Por exemplo, disparar cobranças por meio de agentes virtuais para alguns clientes pode otimizar o tempo, que pode ser direcionado a outros contatos.

Fazer uma cobrança flexível

Vamos finalizar uma lista com uma técnica que exige um pensamento racional por parte do gestor. A flexibilidade na hora da cobrança pode determinar o pagamento da dívida, então esteja disposto a dar alguns dias a mais, trazer descontos, entre outros artifícios que façam seu cliente de fato pagar a dívida.

Essas são as técnicas de cobrança mais interessantes para aplicação por meio do call center, fundamental nesse trabalho. Um bom planejamento colabora para que a sua empresa não tenha prejuízos com esses clientes, cobrando sem prejudicar o relacionamento com a clientela.

Precisa de ajuda com o call center? Entre em contato conosco!

Gostou do artigo? Para mais dicas de Televendas, atendimento, gestão de call center/televendas ou cursos, clique no link abaixo:
https://linktr.ee/reynaldo.garcia/

Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This
Navegação