A Todos nós, em algum momento de nossas vidas, tivemos que resolver algum problema com um operador de Call Center. É até mesmo possível que nem sequer tenhamos percebido que a pessoa com quem estávamos travando contato no telefone fazia parte do abrangente grupo dos operadores de Call Center.
Isso é até compreensível, tendo em vista que existem diferentes tipos desta modalidade de atendimento ao cliente e que, até mesmo, os consumidores mais experientes podem não se darem conta dessa diversidade.
Se você deseja saber mais sobre os Call Centers e quais são os principais serviços oferecidos por eles, fique com a gente e confira o artigo a seguir. Acompanhe.
Quais são os diferentes tipos de Call Center?
Mesmo com o advento da tecnologia, as empresas não abriram mão do atendimento por telefone. Essa ferramenta, apesar de antiga, nunca caiu em desuso. É por isso que, dentre outras tecnologia, o telefone é o principal aliado nos centros de atendimento ao consumidor ao redor do mundo.
A partir do telefone, foi possível criar diversos canais de diálogo entre clientes e empresa. Veja a seguir os diferentes tipos de Call Center:
- O Serviço de Atendimento ao Consumido (SAC)
Um dos tipos mais conhecidos do Call Center, o Serviço de Atendimento ao Consumido (SAC) é uma central de atendimento destinada a consumidores que desejam realizar pedidos de informação, esclarecimento de dúvidas, tecer elogios ou reclamações.
O número de contato do SAC precisa estar evidente nos produtos de uma empresa, pois é por meio dele que o cliente conseguirá entrar em contato para algum eventual suporte por parte da empresa.
- Central de cobranças
Esse setor foi criado para entrar em contado com clientes que estão em situação de inadimplência, visando à realização de acordos e negociações.
É um dos setores mais delicados de um Call Center, pois trata de situações por vezes vexatórias para os clientes, que se encontram em complicações financeiras. Desse modo, exige-se muita paciência e jogo de cintura por parte dos atendentes de uma central de cobrança.
- Telemarketing
Um dos mais famosos tipos de Call Center, o telemarketing é conhecido por ser uma central de vendas por telefone. Dentro desse tipo, existem pelo menos 2 subtipos:
- Telemarketing ativo
Também conhecido como outbound, esse telemarketing recebe uma lista de clientes em potencial para entrar em contato com eles e tentar fechar negócios.
- Telemarketing receptivo
O telemarketing receptivo ou inbound, é o telemarketing focado nos clientes que já entraram em contato com a empresa, seja para esclarecer dúvidas ou se informar acerca de um produto.
- Televendas
Outro tipo de Call Center voltado especialmente para as vendas. Todavia, diferentemente do telemarketing, os operadores de televenda não precisam entrar em contato com o cliente, pelo contrário, são os clientes interessados e determinados a adquirirem o produto que entram em contado com os operadores de televendas.
- Suporte
O suporte é um tipo de Call Center onde empresas interessadas com a sua imagem e com o conforto do cliente lançam mão. É voltada para auxiliar os clientes a realizarem corretamente o uso de determinado produto e também para solucionar eventuais problemas que possam ocorrer.
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