Coisas que você precisa saber antes de implantar um telemarketing na sua empresa

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Para implantar um telemarketing em sua empresa, não basta apenas contar com uma pessoa, uma lista de números e vários telefonemas oferecendo produtos. É uma prática que vai muito além, que pode dar ótimos resultados – isso se feita da maneira mais adequada.

É comum que empresários inexperientes recebam, inclusive, processos jurídicos por conta da venda incorreta por telefone ou administração errada de funcionários. A ilusão de crescer as vendas sem necessidade de adequação à lei pode até trazer prejuízos.

A execução das vendas nesse formato deve obedecer aos direitos do consumidor e trabalhador da sua equipe. Por isso, há algumas coisas que você precisa saber antes de implantar esse sistema de vendas na sua empresa.

Saiba o que fazer antes de implantar a venda por telemarketing!

Fique atento à carga horária da sua equipe

De acordo com o Decreto-lei nº 6.353, Artigo 227 da CLT, os profissionais que trabalham realizando telefonemas o dia todo devem trabalhar por no máximo 6 horas diárias ou 36 horas semanais. Você precisa estar atento a essa lei, para que não haja problemas jurídicos de cunho trabalhista na sua empresa.

Além de ser desumano, pode tornar o funcionário cansado e ineficaz em seu trabalho, por isso, desobedecer a esses limites pode causar processos. Se o seu funcionário ocupa a maior parte do tempo em serviços administrativos, a situação muda, sendo 44 horas semanais e limite de 8 horas diárias.

Respeito ao consumidor

O consumidor também tem os seus direitos assegurados em relação ao telemarketing. De acordo com o código de ética da Associação Brasileira de Telesserviços, há horários permitidos para as ligações, sendo de segunda a sexta, das 9hs às 21hs e aos sábados das 10hs às 16hs.

As ligações não podem ser fora desses horários permitidos, pois violam o direito do cliente. Além disso, fazer ligações a cobrar também é proibido, salvo consentimento do cliente, e as ligações em dias de domingos e feriados não são permitidas.

Promova ligações humanizadas

Partindo para a parte prática das vendas por telefone, é preciso mencionar o discurso engessado feito pela maioria das empresas. Os atendentes devem ser aproveitados para humanizar o serviço e não usar de repetições que cansam os ouvidos dos seus clientes.

Então, nada de roteiro decorado, treine a sua equipe para fazer vendas mais humanizadas e melhorar a comunicação com os clientes. O uso dos robôs também pode surtir efeito contrário aos ouvidos do potencial cliente. O treinamento, inclusive para ter paciência e saber ouvir ou não, pode ser fundamental para a qualidade dos serviços.

Agora, você já sabe o que precisa fazer antes de implantar um sistema de vendas por telemarketing na sua empresa. Siga essas orientações e tenha certeza de que todas as exigências estão sendo cumpridas, a fim de não dar margens para problemas no futuro.

Uma vez que o procedimento das ligações está de acordo com a lei e agradável aos ouvidos do seu cliente, não há como errar. Os resultados serão muito melhores.

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