O setor de call center é conhecido como um dos que possui a maior rotatividade dentre todos os outros em uma economia. Porém, também é um dos mais importantes justamente por lidar com o contato com o cliente.
É uma oportunidade de gerar novos negócios, agregar valor e até mesmo ampliar a percepção da marca diante do mercado. Com isso em mente, a gestão de pessoas se torna estratégica.
Assim, criamos um conteúdo exclusivo com dicas essenciais de como contratar bons profissionais para a equipe de call center. Confira!
Sempre avalie a comunicação
Todos os setores precisam de profissionais que saibam se comunicar. No entanto, no call center esse é o main business. É a habilidade mais importante de um colaborador, afinal, isso é o que fará na sua rotina e o que gera resultados.
Portanto, o seu processo seletivo deve ter em mente que essa competência precisa ser avaliada em todas as etapas. Começa com um currículo bem escrito, com atenção às normas da língua portuguesa, assim como o ritmo e potência da fala na entrevista.
É fundamental contar com profissionais que possuam uma formação mais avançada, com ampla experiência no mercado e anos de prática. Porém, todas essas habilidades e certificações vão por água abaixo se o indivíduo não sabe se comunicar corretamente.
Preste atenção na inteligência emocional
Nós sabemos. Trabalhar no Contact Center não é uma tarefa fácil, afinal, quem liga, normalmente está com um algum problema, e algumas vezes pode ser extremamente desagradável com o atendente.
A inteligência emocional é uma habilidade humana fundamental para profissionais nessa área. Sem ela, essas pessoas correm o risco de perder o ânimo com a rotina e até mesmo adoecer.
Da mesma forma, é uma área que exige constante monitoramento e feedbacks para a melhoria contínua do atendimento e a manutenção de um padrão de qualidade. Se o candidato não consegue ouvir respostas contrárias ao que acredita durante o processo seletivo, é um mau sinal.
Busque autonomia colaborativa
No nosso blog nós publicamos dicas para melhorar o atendimento do seu call center de modo periódico. Em alguns desses materiais, recomendamos a criação de um roteiro. Aqui, aproveitamos para desmistificar um ponto.
Contar com roteiros não significa prender a sua equipe a uma forma de trabalho, e sim, desenvolver metodologias de atendimento que geram resultados, preservando a autonomia de cada colaborador.
Afinal, um profissional só gera lucros para uma empresa quando é capaz de realizar as suas tarefas sem supervisão permanente. Correto?
Assim, durante o processo de recrutamento e seleção, é fundamental avaliar o histórico desse candidato para compreender características como proatividade. Ele precisará desempenhar tarefas que podem não ser da sua incumbência, afinal, imprevistos acontecem.
Ele precisa demonstrar saber usar a autonomia e a confiança que lhe é creditada pelos empregadores e supervisores. Da mesma maneira, saber trabalhar em equipe e solucionar conflitos com eficiência e assertividade.
Nos últimos 20 anos já atendemos mais de 50 empresas que precisavam superar desafios no seu contact center. Podemos afirmar sem medo que uma boa contratação é a sua maior máquina de gerar resultados.
Confira o nosso blog para mais conteúdos exclusivos que podem ajudá-lo a criar uma marca de sucesso!
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