O já tradicional serviço de call center continua sendo uma das ferramentas mais importantes para o departamento de vendas de uma empresa, principalmente na hora de captar novos clientes e fidelizar os antigos.
Além de objetividade no atendimento e de um tratamento exemplar com o consumidor, existem dicas preciosas para que gestores e suas equipes batam as metas ao final do mês, mantendo o nível de alta performance do seu negócio.
Implemente um sistema de gerenciamento de vendas organizados
A primeira coisa que se deve entender é que nenhuma corporação se sustenta sem um bom planejamento inicial. Identificar as reais necessidades e objetivos do setor de vendas ajuda a direcionar ações mais assertivas para o departamento.
Revisitar o banco de dados do consumidor para obter informações comerciais importantes é um bom caminho a seguir. Procure também checar os relatórios de vendas, com base no desempenho individual dos funcionários e da equipe como um todo.
Consultar as informações que a empresa já possui será fundamental ao estipular metas plausíveis, de acordo com o tamanho da equipe, a infraestrutura da empresa e a performance dos atendentes.
Nesse meio tempo, procure também identificar os produtos ou serviços que mais vendem e aqueles que talvez precisem de uma nova estratégia comercial, como ofertas no mês seguinte.
Mantenha equipes bem treinadas e motivadas
A prática de vendas via call center exige uma série de habilidades que devem ser transmitidas ao empregados e monitoradas ao longo do tempo. Mas isso nem sempre precisa ser feito de forma autoritária ou maçante.
Um time motivado provavelmente irá operar com maior foco em resultado. Por isso, além de manter padrões de atendimento e na solução de problemas, procure reconhecer os esforços individuais, premiando ou enaltecendo o trabalho daqueles que conseguirem bater suas metas.
Faça com que a informação e o conhecimento circulem entre os membros da equipe. Promova conversas e trocas que possam incentivar e orientar àqueles que precisem de mais tempo e experiência na área. Lembre-se de que nem todos possuem a mesma facilidade ao lidar com o público.
Outro diferencial na hora de avaliar a equipe é entender a dinâmica de cada turno. Alguns horários podem ser mais favoráveis ao serviço de televendas.
A dica aqui é ter um bom revisor que garanta o cumprimento de todas essas táticas para o melhor funcionamento do setor.
Use a tecnologia a seu favor
Nada pior para o consumidor do que ficar horas pendurado ao telefone para comprar produtos ou serviços. Processos muito demorados costumam cansar quem está do outro lado da linha, o que afetará diretamente os lucros da empresa.
A melhor solução para o problema é automatizar as etapas passíveis de modernização. Além de otimizar as operações e evitar ruídos na comunicação, o uso de sistemas automáticos atende melhor à demanda dos consumidores, interessados em rapidez e praticidade.
Ofereça diferentes tipos de interação com o cliente. Chats, redes sociais e e-mail são meios de comunicar-se com o público de maneira mais condizente com os tempos atuais.
Agora que você já sabe algumas dicas para definir as metas de vendas para o seu call center, procure implementá-las com clareza ao seu negócio. Faça planejamentos iniciais e mantenha a equipe envolvida nos principais processos da empresa.
Gostou deste artigo? Então confira as demais publicações do blog e fique por dentro de outros temas.