Como evitar a ociosidade no call center?

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A produtividade dos operadores é essencial para o sucesso de um Call Center. Assim, é importante manter os colaboradores ativos. Nesse texto ensinaremos como evitar a ociosidade.

Primeiramente, antes de botar em prática as ações para evitar a ociosidade, precisamos identificar os motivos que estão causando a ociosidade.

Motivos que causam a ociosidade

Muitos Operadores

É comum acreditar que quanto maior o número de operadores, maior será a produtividade. Entretanto, isso é mentira.

O ideal é ter operadores suficientes para atender as demandas atuais. Sendo assim, mais colaboradores do que o necessário significa mais pessoas disputando pouco trabalho.

Dessa forma, o resultado é um número elevado de membros da equipe ociosos.

Baixo investimento em tecnologia

A tecnologia é usada para otimizar a atividade dos operadores. Usar tecnologias obsoletas, influencia diretamente na produtividade da equipe.

Desse modo, Telefonia VoIP e Discador Automático são duas tecnologias atuais. Portanto, elas são essenciais para evitar a ociosidade.

Além disso, elas ajudam a reduzir os custos de operação.

Faltas de objetivos e metas bem definidos

A definição de metas é essencial para orientar a produtividade de uma equipe. Portanto, sem elas o resultado é a ociosidade.

Dessa forma, sem a orientação dos objetivos e metas, o operador não consegue atender os clientes corretamente. Também não conseguem resolver os problemas.

Como evitar a ociosidade

O primeiro passo para evitar a ociosidade é entender melhor as demandas e as necessidades do call center. Assim, é importante determinar as metas e as atividades que precisam ser feitas para alcançá-la.

Além disso, é preciso criar um planejamento para o quadro de funcionários. Com isso, eles saberão o que devem fazer. Consequentemente, serão mais produtivos e menos ociosos.

Invista em bons equipamentos

Equipamentos e tecnologias ultrapassados são as causas mais comuns da improdutividade e da ociosidade.

Sendo assim, é importante contar com tecnologias (Discadores Automáticos, CRM, PABX e VoIP) e equipamentos (computadores e headsets) para evitar a ociosidade.

Crie um bom ambiente de trabalho

Uma vez que a qualidade de trabalho influencia na produtividade dos operadores, criar um ambiente agradável é indispensável.

Isso porque ocorre esse tipo de ambiente motiva os funcionários. Consequentemente, as atividades ficam mais dinâmicas e a produtividade aumenta.

Invista em treinamentos

Outra forma de evitar a ociosidade no call center é treinar os operadores. Dessa forma, a equipe acompanhará as tendências do mercado e estará pronta para atender as demandas dos clientes.

Mantenha um mailing atualizado

Primeiramente, um mailing de qualidade é essencial para o sucesso de um Call Center. Sendo assim, um mailing ativo e atualizado influencia na produtividade dos operadores.

Isso porque, um mailing desatualizado faz com que os operadores fiquem esperando a operação finalizar.

Sendo assim, os fatores mais comuns que podem comprometer um mailing de Call Center são: números inexistentes; contatos errados e caixas postais.

Afinal, esses fatores deixam o trabalho dos colaboradores mais demorado e que contribui para a ociosidade.

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