A produtividade dos operadores é essencial para o sucesso de um Call Center. Assim, é importante manter os colaboradores ativos. Nesse texto ensinaremos como evitar a ociosidade.
Primeiramente, antes de botar em prática as ações para evitar a ociosidade, precisamos identificar os motivos que estão causando a ociosidade.
Motivos que causam a ociosidade
Muitos Operadores
É comum acreditar que quanto maior o número de operadores, maior será a produtividade. Entretanto, isso é mentira.
O ideal é ter operadores suficientes para atender as demandas atuais. Sendo assim, mais colaboradores do que o necessário significa mais pessoas disputando pouco trabalho.
Dessa forma, o resultado é um número elevado de membros da equipe ociosos.
Baixo investimento em tecnologia
A tecnologia é usada para otimizar a atividade dos operadores. Usar tecnologias obsoletas, influencia diretamente na produtividade da equipe.
Desse modo, Telefonia VoIP e Discador Automático são duas tecnologias atuais. Portanto, elas são essenciais para evitar a ociosidade.
Além disso, elas ajudam a reduzir os custos de operação.
Faltas de objetivos e metas bem definidos
A definição de metas é essencial para orientar a produtividade de uma equipe. Portanto, sem elas o resultado é a ociosidade.
Dessa forma, sem a orientação dos objetivos e metas, o operador não consegue atender os clientes corretamente. Também não conseguem resolver os problemas.
Como evitar a ociosidade
O primeiro passo para evitar a ociosidade é entender melhor as demandas e as necessidades do call center. Assim, é importante determinar as metas e as atividades que precisam ser feitas para alcançá-la.
Além disso, é preciso criar um planejamento para o quadro de funcionários. Com isso, eles saberão o que devem fazer. Consequentemente, serão mais produtivos e menos ociosos.
Invista em bons equipamentos
Equipamentos e tecnologias ultrapassados são as causas mais comuns da improdutividade e da ociosidade.
Sendo assim, é importante contar com tecnologias (Discadores Automáticos, CRM, PABX e VoIP) e equipamentos (computadores e headsets) para evitar a ociosidade.
Crie um bom ambiente de trabalho
Uma vez que a qualidade de trabalho influencia na produtividade dos operadores, criar um ambiente agradável é indispensável.
Isso porque ocorre esse tipo de ambiente motiva os funcionários. Consequentemente, as atividades ficam mais dinâmicas e a produtividade aumenta.
Invista em treinamentos
Outra forma de evitar a ociosidade no call center é treinar os operadores. Dessa forma, a equipe acompanhará as tendências do mercado e estará pronta para atender as demandas dos clientes.
Mantenha um mailing atualizado
Primeiramente, um mailing de qualidade é essencial para o sucesso de um Call Center. Sendo assim, um mailing ativo e atualizado influencia na produtividade dos operadores.
Isso porque, um mailing desatualizado faz com que os operadores fiquem esperando a operação finalizar.
Sendo assim, os fatores mais comuns que podem comprometer um mailing de Call Center são: números inexistentes; contatos errados e caixas postais.
Afinal, esses fatores deixam o trabalho dos colaboradores mais demorado e que contribui para a ociosidade.
Procure profissionais
Reynaldo Garcia tem mais de 20 anos de experiência em vendas e gestão de pessoas. Ele vai ajudar a melhorar a produtividade do seu Call Center. Entre em contato e saiba mais!
Gostou do artigo? Para mais dicas de Televendas, atendimento, gestão de call center/televendas ou cursos, clique no link abaixo:
https://linktr.ee/reynaldo.garcia/