Como fazer um bom telemarketing? 4 dicas para operadores

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Vender pelo telefone é um verdadeiro desafio, não é verdade? O operador de telemarketing não conta com uma série de facilidades que os vendedores comuns possuem. Não pode usar a linguagem corporal para o seu proveito, muito menos mostrar o produto na frente do cliente. É preciso desenvolver técnicas próprias para conseguir sucesso nesse meio.

Sim, embora também esteja inserido no universo das vendas, o operador de telemarketing deve procurar caminhos completamente diferentes para conseguir o sucesso. Sabendo disso, resolvemos fazer um post especial com algumas dicas sobre como fazer um bom telemarketing. Confira tudo o que precisa saber logo a seguir:

1. Desenvolva um bom script

Nossa primeira dica sobre como fazer um bom telemarketing não poderia ser diferente. Afinal, é com um bom script de vendas que pode nos ajudar a aprimorar os resultados. Acontece que, ao contrário do que muitos pensam, o script não é para ser lido em um monólogo. Sua verdadeira função é apenas orientar o vendedor, dar um norte para a negociação.

O script, portanto, é uma ferramenta de aprimoramento. Devemos sempre verificar os principais motivos de recusa, por exemplo, e procurar por abordagens que funcionam da melhor forma possível nesses casos. Assim, estaremos sempre aumentando as nossas chances de conversão.

2. Use a técnica dos gatilhos mentais

Uma técnica muito interessante para os profissionais que atuam com telemarketing são os gatilhos mentais. O objetivo é acionar alguns mecanismos inconscientes que todos nós temos e que, no caso das vendas, estimulam o consumo.

Quando dizemos que um produto está em falta, por exemplo, o gatilho mental da escassez é acionado, o que pode estimular uma venda. Por outro lado, se dizemos que determinado produto é usado por grande parte do público, estamos acionando o gatilho da aceitação social.

Existem muitos gatilhos mentais que podem ser usados, e é interessante que o operador saiba manejá-los sempre que possível.

3. Realize o rapport

Apesar do nome francês, o rapport não é um conceito complicado. Basicamente, ele está relacionado ao fato de precisarmos entrar no universo do consumidor para aumentarmos as nossas chances de conversão. Afinal, somos muito mais inclinados a ouvir aqueles que pensam como nós, não é verdade?

Dentro do conceito de rapport, temos, ainda, a técnica do espelhamento. A ideia é copiarmos alguns traços do cliente, como suas opiniões, formas de pensar e agir, para nos aproximarmos mais. Claro, é preciso tomar cuidado: devemos realizar essa ação com sutileza, pois, caso o cliente perceba, ele, com certeza, ficará desconfortável.

4. Foque no relacionamento

Por fim, é muito importante que o operador de telemarketing tenha em mente que o foco deve ser sempre o relacionamento de longo prazo com o cliente. Afinal, uma recusa agora não quer dizer, necessariamente, que as portas estejam fechadas. Pode ser que, no futuro, esse cliente volte a fazer negócios com a sua empresa.

Das dicas sobre como fazer um bom telemarketing, essa é, sem dúvidas, uma das mais importantes. Afinal, apesar de o vendedor ter as suas metas pessoais, o foco deve sempre ser a satisfação do consumidor!

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