Como garantir a segurança do meu negócio no processo de instalação de um Pabx

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Um Pabx é um recurso que pode ser muito vantajoso para o seu negócio. Além de trazer mais produtividade e uma redução de custos, as ferramentas desta solução permitem entregar um atendimento muito melhor ao cliente. Porém, ele também traz certas dúvidas, especialmente em relação à segurança. Por isso, se você quer montar ou melhorar o seu call center, confira como manter a segurança do negócio durante a instalação de um Pabx.

Se atente às configurações

O primeiro passo ao contar com uma solução de Pabx, é garantir que você está trabalhando com uma empresa com boa reputação. É uma dica básica, mas ao fazer qualquer tipo de negócio, consulte a qualidade da empresa e o grau de satisfação dos seus clientes.

Sendo um pouco mais específico, é importante estar atento às configurações da solução. Elas devem ser constantemente atualizadas, de modo a corrigir bugs e se antecipar a possíveis vulnerabilidades.

Existem, também, as configurações mais específicas. Por exemplo, se uma empresa se foca apenas em chamadas locais, pode haver um bloqueio para outros tipos de ligações, sendo liberadas apenas em momentos específicos e por pessoas autorizadas.

Outro ponto importante da configuração é garantir que o sistema está em um ambiente isolado. Como ele tem uma ligação direta com o mundo exterior, é preciso que ele tenha uma camada extra de proteção para evitar os ataques externos e para garantir que eles não irão afetar o restante da sua estrutura.

Por fim, os protocolos também são essenciais para a segurança da sua estrutura de Pabx. O IPSec traz ótimos mecanismos de segurança para o tráfego dos pacotes no seu sistema, enquanto o TLS criptografa as mensagens de sinalização do VoIP. Ou seja, existem diversos protocolos de segurança e é preciso conhecê-los para saber os limites da sua aplicação.

As atitudes mais práticas

De um ponto de vista mais prático, o usuário também precisa se conscientizar do seu papel na segurança do Pabx. Por isso, preocupe-se com a criação de senhas fortes, misturando caracteres com números e outros especiais, para que ela seja ainda mais difícil de quebrar.

As black lists também são um recurso muito interessante, promovido pelas operadoras. Estas, geralmente, têm listas de endereços suspeitos. Por isso, bloqueie ou pelo menos monitore, qualquer atividade que parta das listas.

O benefício de uma solução de Pabx inteligente é a capacidade de criar a própria black list, de acordo com as interações da sua rede. Assim, você tem mais precisão e personalização dos problemas que afetam diretamente a sua empresa.

É importante também ter soluções de monitoramento. Durante o processo de implementação, estabeleça protocolos de controle, como o registro das ligações feitas e diversas informações de cada chamada. Assim, quando ela estiver operando, você pode comparar estes dados para encontrar qualquer problema ou comportamento estranho na sua rede.

Enquanto a tecnologia traz soluções, também traz problemas. As soluções de Pabx são essenciais para o seu call center alcançar todo o potencial, mas ele também tem uma certa exposição a tentativas de invasões ou a fraudes. Por isso, é importante fazer de tudo para garantir a segurança do mesmo, desde o processo de instalação.

E se quiser conhecer mais sobre como ter o call center ideal, confira outros artigos no nosso blog! Caso tenha alguma dúvida ou queira conhecer uma solução de Pabx ideal para o seu negócio, entre em contato conosco.

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